quarta-feira, junho 29, 2022

Mail ao Provedor do Leitor do Público

 Ao  Exmo. Provedor do Leitor

do Público

 

No jornal de que VExa. é Provedor do Leitor, de que sou habitual leitor (logo, defendido por VExa. nos direitos inerentes), em particular do colunista José Pacheco Pereira, este faz um desafio público para que o esclareçam posições de signatários de anexo (anexo 1), de que sou um deles. Faz esse desafio em termos pouco correctos, usando expressões como “tretas” e “totó”, mas isso não me inibiu de responder ao repto.

Assim, no dia seguinte ao da publicação, escrevi um texto como Carta Aberta (anexo 2), de resposta – que era mais um desabafo – ao desafio, para que julguei curial procurar que fosse publicado no mesmo jornal.

Para tanto, dirigi um mail à redacção do jornal, com a Carta Aberta em anexo, pedindo publicação e, caso não se coadunasse com critérios editoriais, que “fechassem a Carta” e a fizessem chegar ao desafiador.

Dessa iniciativa resultou uma troca de mails, simpáticos e eficazes, com pedido de desejada referenciação e fotografia, que me levaram a prever que o pedido de publicação, “nos moldes consentâneos com o desafio”, fora aceite

Enganei-me, e não acuso ninguém, a não ser a minha boa-fé e a ignorância de um “sítio” chamado Público on-line. Ao que verifico, só terão acesso ao que escrevi os assinantes (claro que não o são todos os que tiveram acesso ao texto desafiador), havendo pequena chamada para o meu texto, perdida em floresta de publicidade no Público on-line.  

Deste modo se concretiza o que foi odisseia deste leitor:

Desafiado, como signatário de um apelo a explicar umas "tretas” como se fosse a um ”totó”, tentou fazê-lo na “capoeira” do desafiador, e foi “depenado”, ou seja, foi enviado para um anexo a “piar” sozinho, nem sequer com garantia de que é ouvido por quem o desafiou do alto do seu “poleiro”, das páginas do Público.

          Nestas circunstâncias, não sei se VExa. é endereço certo para reforçar o desabafo em que se pretende transformar a resposta a um desafio. Embora, seja de que maneira for, farei chegar ao doutor José Pacheco Pereira a minha reacção ao seu desafio.

                                                 Com os cumprimentos do



                                                                              

28.06.2022

 


Sem comentários: