sexta-feira, abril 21, 2006

Hoje, 21 de Abril


Hoje, 21 de Abril, andava em navegações com outros destinos, encalhei nesta fotografia.
E fiquei uns minutos encalhado.
Nostalgia? Talvez... Mas não das paralíticas. Não das que recusam a mudança e o progresso.
Fiquei, minutos encalhado, pensando. A olhar para esta foto. Com muito respeito pelo passado que nela se retrata e que é o que somos. Respeito que não se vislumbra, quer nos actos quer nas palavras, em quem tinha a obrigação de o fazer nascer e reforçar-se. Obrigação maior porque são quem nos representa desde que, há 32 anos, foi conquistada (por e para todos nós) a democracia para o nosso País.
Olho aquele depósito e não reconheço Ourém sem ele.
Como dificilmente reconheço Ourém sem este jardim.
Mas, pensam, a tudo nos habituamos.
Estão enganados. Há uma memória que nos sobrevive.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bonita fotografia.
Tudo parece calmo, limpo, metodicamente ordenado!
Belíssimo casarão.É a actual C.M.?
Os depósitos são muito utilizados no sul!
Certo dia perdi-me, perguntei a um residente,... que a casa ficava perto de um alto depósito!
Ele respondeu-me rindo: -“Qual deles?”
Nós aqui não temos desses depósitos, parecem faróis!

GR

Skywatcher disse...

Não desespere meu caro amigo. Segundo reza o NO desta semana, está agendada para o início do próximo mês mais uma etapa da destruição da zona circundante do espaço que a foto tão bem retrata. É o Progresso... nada a fazer . :-(

Sérgio Ribeiro disse...

Quanto ao progresso, tudo a fazer!
Contra o pugresso, tudo a fazer!
Enquanto. E sempre.
E sem desespero...
Abraços