segunda-feira, janeiro 08, 2007

Extractos...

... de extractos... com que também componho a minha espécie de "diário", hoje a transcrição da abertura de uma "crónica internacional" de Jorge Cadima, no Avante de 04.01.2007:
Sangue Imperial
O fim de 2006 fica marcado pelo espectáculo mediático da execução de Saddam Hussein. Robert Fisk, no Independent (30.12.06), faz comentários relevantes numa peça com o título “Um ditador criado e depois destruído pela América”: “Quem encorajou Saddam a invadir o Irão em 1980, naquilo que foi o seu maior crime de guerra, do qual resultou a morte um milhão e meio de seres? E quem lhe vendeu as armas químicas com que encharcou o Irão e os Curdos? Fomos nós. Não admira que os Americanos, que controlaram o estranho julgamento de Saddam, tenham proibido qualquer referência a estes factos nas acusações”. Tal como nos filmes, a mafia anglo-saxónica ao serviço do grande capital não hesita em sacrificar os serventuários de ontem quando deixam de servir os seus interesses, até para servir de exemplo. Osama Bem Laden, Gulbuddin Hekmatyar e o General Noriega sabem-no bem. Mas há questões estranhas rodeando esta execução (…).

A crónica segue, com informações, transcrições - como sempre muito bem documentadas - e comentários de Jorge Cadima, que me deixam o pesar (o peso do pesar!...) de não poder fazer chegar trabalhos destes a toda a gente...

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto muito da quinta-feira, por saber que posso ler o Avante!
Notícias, nunca desmentidas, pela simples razão que são sempre verdadeiras, documentadas.
Há já muito tempo que eu (e não só) quando terminamos a leitura do Avante, o deixamos em cafés, comboios, locais públicos. Na certeza que alguém que não compre o irá ler!
As Guerra do Iraque como tantas outras, perpetradas pelo imperialismo, são manipuladas pela comunicação social de uma forma tão desprezível, nojenta e injusta como as próprias guerras!

GR