segunda-feira, novembro 26, 2007

Um desabafo numa manhã das manhãs que tudo recomeçam

Só o cansaço me levou para a cama, ontem, já a noite tinha avançado muito. Não bem um cansaço, mas uma grande tristeza que cansa. Uma necessidade de interromper, com o sono, essa grande tristeza. Pelo que me fazem, e pelo que sou e leva a que me façam o que me fazem. É que isto de apanhar sempre porrada também cansa. E magoa e entristece.
Mas é preciso reagir. Porque a vida continua. Porque a luta continua. Porque é tarde. Porque é tarde para mudar. Para deixar de ser como sou. E que não fosse tarde, e que tivesse eu menos umas décadas…
.
Hoje, esta manhã, acordei com a indignação de ouvir e ler, porque é o que abre os noticiários, porque é o que é “manchete” dos “jornais de referência”, que “BCP e BPI romperam negociações para uma fusão amigável”, que “guerra pela liderança faz cair fusão BPI/BCP”, e outras coisas menores como “SIS alerta Monteiro (com foto!) para extrema-direita", que “Maddie poderá ter sido morta por um intruso”, e mais uns trocos a rivalizarem, em importância mediática, com a informação essencial (obtida em directo da África do Sul, e repetida até todos, mas todos, a conhecermos) de quais os países que saíram a Portugal no sorteio do mundial de futebol.
Isto é que é a pátria?
Não! A pátria é o que nós somos, o que fazemos. A pátria é esta conferência que se calou e cala, ou de que se terá dado escassa notícia nas páginas do interior, por vozes intercalares, se por lá sobrar espaço e som, se houver ponta por onde se lhe pegue para nos atacarem, a nós que somos pátria. Sim, porque pátria somos os que a estudam e a propõem melhor, não os que a exploram, os que nos exploram, e dela, de nós, querem sugar o tutano para suas curtas vidinhas de desfrute.
E… vamos à luta. Que continua. Contínua!

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns por mais um aniversário
Bjs
lili

almada disse...

Talvez se lichem com essa mania de ignorar a vida!

Unknown disse...

Olá camarada e amigo Sérgio,
será que podes divulgar no teu blogue a petição que refiro no meu?
Um abraço e obrigado.
Pedro Namora

GR disse...

"anonima Lili"envia-te os parabéns?
Então, não é em Dezembro?
Seja qual for o mês!

Parabéns Sérgio!
Por seres como és,
por seres quem és!
Parabéns, por tudo que nos deste,
por tanto que nos continuas a dar!
Parabéns, pela tua intervenção na Conferência,
e pela tua forma de estar!
Parabéns, pela tua coerência, integridade e solidariedade!
Parabéns, por cá estares! Sempre presente, com vontade de Lutar.
Um bj,

GR