quarta-feira, novembro 07, 2007

7 de Novembro, há 90 anos

Talvez devesse ficar sem mais palavras! Mas as fotos do Chico Miguel e do Joaquim Pires Jorge (ah! , camarada, que, ao dares tudo por todos, "com uma imensa alegria", tanto me deste a mim) não me deixam calar estas palavras.



3 comentários:

Maria disse...

Deixo-te aqui as palavras do Joaquim Pires Jorge, nem poderia deixar outras:

"Por isso, enquanto puder, cá estou no meu lugar. Tudo o que faço, ainda o faço com a mesma alegria."

Maria disse...

E já agora, outras palavras do Chico Miguel:

"Se é permitido classificar-me a mim próprio direi que sou um amante e um amador de poesia. Mas a minha melhor poesia não está nos meus versos: a minha melhor poesia são os tantos anos de luta pela libertação do povo português. Mas esta poesia não está acabada; continuarei a escrevê-la e o seu último verso será a última acção útil que eu possa realizar pelo triunfo do comunismo a que dediquei toda a minha vida".

Sérgio Ribeiro disse...

Ah!, o Joaquim! (Como o fiquei a tratar, nos últimos anos em que convivemos (talvez por o meu pai também ser Joaquim...).
O camarada que conheci no início dos anos 60, com um pseudónimo de que não me recordo (havia coisas que eram para esquecer!), e que tanto me ensinou na escola do Partido, noc meus primeiros anos de aluno.
E que, depois, já no início dos anos 70, quando saiu da cadeia, e "por aqui andou" antes de, de novo, "ir à vida", e dos nossos encontros pelas Bélgicas e Franças e Araganças, e depois do 25 de Abril, pelas Beiras e pela Soeiro, tanto nos encontrámos e tanto com ele continuei a aprender (aprender, aprender sempre, não é?). Foi, então, o amigo, o homem sofrido e bom, com uma imensa alegria até ao fim, sempre... o camarada.
Só uma frase: "ó camarada, pára de me falares nessa coisa, todos os homens têm coisas boas e coisas más dentro de si, recordações, bons e maus momentos... temos é de pôr as coisas boas, os bons momentos ao de cimo! E ir em frente!"
O Joaquim! Que saudade. Uma boa saudade.
E com as costas das mãos sacudo uma lagrimazita. Boa...