quinta-feira, janeiro 10, 2008

Dos assaltos à memória das gentes ou de crime em crime

"Dos (abrasadores) placadores
Sob a batuta dos excelsos urbanizadores da paróquia e com a complacência da malta, aos poucos avança a eliminação dos sinais da Vila Nova que houve aqui. Partindo do princípio que não desapareceu por sublimação, agora levaram a placa, em díptico, que existia entre os números 17 e 19 da rua Teófilo Braga, e à qual, há pouco tempo, para ajudar, já tinham dado um arrombo. Os meus sinceros parabéns a quem quer que tenha lavrado tão douta decisão de tirar a placa referida, ao invés de ter tratado de ordenar a sua recuperação e conservação. Aquilo era um perigo que estava ali à solta e não rimava com o slogan dos novos horizontes. Mas, já agora, se não for rogar muito, que quem decidiu tirar de lá a tabuleta dê tantas cabeçadas naquilo quantas as necessárias para partir tudo e reduzir o entulho resultante a grãos com secção de areia fina. O risco, mais do que risco, o perigo constituído pelo raio da placa deve ser totalmente anulado, doa o que doer. E, se não for incómodo demasiado, que esse quem não demore a prestar as contas sobre a empreitada rogada, para a malta ficar a saber se o material era rijo e se mexia muito, tipo comboio.
fotografia © Acácio Paiva"
.
Tirado de o.castelo.vai.nu, com um comovido agradecimento (de velho!) ao sf e a "Acácio Paiva" (vilanovadeourem.blogspot.com, visitem-no, por favor, está a ficar uma espécie de "museu" que vila que fomos).
Como diziam os "mais velhos" (o meu pai e outros), no tempo em que eu era novo e a vila nova era e de ourém: "não há um raio que os abrase?!"
E a "malta"? Indiferente, passiva?, ficando-se pela ironia amarga e estes pios protestos? Que cansado estou a ficar de aqui viver! Mas é aqui que quero viver! Enquanto.

4 comentários:

Maria disse...

Acho que estamos a ficar cansados é deste país, como um todo....

Anónimo disse...

Não é o país que nos cansa. O que nos cansa são os malandros que continuam na mó de cima. Mas, como disse Brecht, aos revolucionários não é permitido cansaço. E, digo eu,pelo menos durante mais de três minutos de cada vez.

Anónimo disse...

Esta quadrilha (de 4) que nos (des)governa, apagará Ourém (Vila Nova) do mapa, tal como fez a Ourém (propriamente dita). E só não muda a sede do concelho para lugar mais "conveniente" se não puder.

OuremReal

GR disse...

Há instituições que têm muito peso!

GR