quarta-feira, maio 07, 2008

2008: um ano de luta e de lutas

Em jangada-de-pedra.blogspot.com um post (que castendo.blogs.sapo.pt reproduz) dá-nos importante e oportuna informação, depois de uma introdução que aqui se reproduz também:
.
"Quantas vezes não ouvimos já pessoas dizerem que em Portugal as pessoas não fazem nada, que acatam e não refilam? A verdade é que por todo o país as populações lutam em defesa dos sectores públicos de saúde e educação. Nos sectores público e privado, os trabalhadores portugueses lutam por melhores condições de trabalho, para defender a contratação colectiva, para resistir despedimentos, e combater o Código de Trabalho que o governo e o patronato querem impor. Acumulam-se os casos represálias contra trabalhadores e sindicalistas.
São muitas as lutas, mas escassa a sua cobertura mediática. Com algumas excepções, as lutas dos trabalhadores e populações recebem pouca atenção, ou atenção pouco esclarecedora. Felizmente, há um local onde há acesso garantido a notícias sobre as lutas dos trabalhadores portugueses: o jornal avante!, o orgão central do Partido Comunista Português. Muita da informação abaixo foi recolhida das páginas do avante! e do sitio da CGTP-IN."
.
E segue a lista (extensíssima mas mesmo assim não exaustiva) das lutas deste ano que ainda não chegou a meio.
Vale a pena consultar! E guardar como informação.

6 comentários:

Fernando Samuel disse...

É, de facto, um excelente trabalho de Jangada de Pedra - excelente e utilíssimo, porque às vezes nem nós, que lutamos, temos a noção do que se luta...

Justine disse...

O saber é poder, logo é necessário escamotear a informação.
Divulgá-la é um acto subversivo

GR disse...

Não me tinha apercebido de tantas iniciativas.
Magnífico trabalho.

GR

Anónimo disse...

-Se asim não fosse, o que nos restaria da Revolução?
O trabalho do "jangada de pedra"
merece toda a atenção, e divulgação sem afogar, melhor dizendo matando a cede aos poucos, (não sei se me faço entender)a concertação seria o ideal.
Quando as pessoas dizem que nada mudou, é porque estiveram alheadas, enquanto outros defendiam os interesses do colectivo, sem regatear esforços, e sem exigir mais valias do seu trabalho, amor é :-dar e receber!
Abraço
MAnangão

samuel disse...

Talvez por há tantos anos participar em centenas e centenas de actividades polilitico/culturais que não são divulgadas pelos meios de comunicação e por isso mesmo "não acontecem" a não ser para as 50, 100 ou 200 pessoas que lá estiveram, já me habituei a não ter que me beliscar para saber que existo e ao mesmo tempo devo ter criado uma espécie de sexto sentido para saber quem em centenas e centenas de lugares de que não sei nada e onde não estou, as pessoas estão vivas, actuantes, a pensar e sobretudo, não se ficam.

Maria disse...

Este ano de 2008 marca sem dúvida o Movimento Sindical Unitário. E não só. O dia 1 de Março também é histórico.
Mas 2008 não se fica por aqui. Vamos ter mais, com certeza...