quinta-feira, maio 15, 2008

Diário de bordo (ou "caixa negra"?)

Ontem, foi um dia... esquisito. Se difícil é falar de rotina nos meus quotidianos, ontem o dia saíu de todas as eventuais ou possíveis rotinas...


Tinha de ir a Lisboa. Fui de carro até Fátima e apanhei logo um noticiário matinal com a "caixa" absolutamente sensacional de que o 1º ministro fumara na viagem aérea para Caracas! Finalmente se saia, neste País, do marasmo informativo. Finalmente, em vias de esgotamento do inesgotável "apito" que me põe de todas as cores por mais que o façam dourado, não havia que encontrar outras maneiras enviezadas para não falar do Código do Trabalho, do aumento do preço dos alimentos e dos combustíveis, do fecho das empresas (das pequenas, claro), dos lucros dos bancos, dessas minudências chatas. Ali estava... a notícia, o que deita abaixo qualquer 1º ministro, ou que executa qualquer executivo, qualquer que seja a política que execute!


A viagem de "expresso" durou a hora e meia programada. Em que li o jornal (as graúdas), reli e revi os tópicos da intervenção que ia fazer ao fim do dia, fiz um sudoku (fácil!). Desci no aeroporto, fui a pé até à editora que é na Gago Coutinho, encontrei amigos, conversámos, trabalhámos levemente, decidimos a capa, recebi as primeiras provas do meu original e um texto para dar opinião. Saí com a pasta a abarrotar, meti-me num táxi e fui almoçar num daqueles restaurantes de "matar saudades", i.e., dos de antigamente, de há décadas.


Escolhido "a dedo" para ir ao cinema (há quantos meses? indecente...), para estar às 14.30 no Nimas para não perder Caramel como "ela" vivamente me recomendara/ordenara. Abençoada recomendação/ordem (fica para registo no docordel)!


Fiquei com tempo livre. Estranho! Mas é por isso que os homens lutam (ou deveriam lutar!), como iria dizer para terminar a minha apelidada conferência do fim da tarde na SPA, a convite da Associação Iuri Gagarine. Deu para entrar numa "pastelaria", também das de "matar saudades", para me sentar frente a uma meia torrada e um galão (claro... e morno), e rever, carinhosamente, umas páginas das provas. Que revi. Todo o primeiro capítulo dedicado (como dedicatória que é) ao José Dias Coelho e ao seu assassinato.


E enquanto "fazia tempo", aproveitando-o, fui - também ali - invadido pela televisão, que me disse, por cima da minha cabeça, mais umas tantas coisas sobre o cigarro fumado pelo sr. Sócrates, e as desculpas deste, e mais que a dra. Ferreira Leite acha que o tal que fuma faz o que ela fez e fará (se puder), mas ela com mais humanidade executiva e menos tecnocrática execução. Não chegou para perturbar a minha tarefa de entrementes.


Respeitando o horário, fui participar na iniciativa da Iuri Gagarine, com a parceria de Dulce Rebelo (que me convidara para falar de questões económicas e sociais do "século soviético" e nos apresentou) e de Maria José Maurício (que falou sobre a mulher na revolução e na URSS, e nos mostrou coisas bonitas e significativas). Gostei de o ter feito!


Depois, jantámos no chinês em frente, com amigos, e regressámos a casa, aqui à aldeia. Com "ela" ao volante e ouvindo os noticiários das horas e meias horas, exasperados com a exploração do pecaminoso cigarrito do eng. Pinto de Sousa - dos tais "apitos" nem ouço, nem falo... - e fugindo a meio para o refúgio da antena 2. Conversando sobre amigos e amizades.


Foi um dia em cheio!


12 comentários:

Anónimo disse...

parabéns por esse dia em cheio. Assim se vê quem é jóvem. Quanto ao massacre da média teremos qque tentar distanciar-nos quando vamos em transportes públicos. quando no carro próprio a Antena-2 é a única alternativa. Por enquanto!...

bettips disse...

Estou contente. Por Coimbra, pelo dia, pela leitura límpida da escrita (carinhosa porque também partilhada).
Os fait-divers entretêm o povo e desfocam o essencial. Suspeito que deve haver algum "organismo" a dirigir o que chamam de "liberdade" de informação.
Revoltante.
Um abraço

Maria disse...

Foi um programa aliciante...
E deixou-me um alerta. Vais dizer quando é´o lançamento?

Um abraço

miguel disse...

da próxima vez que vieres a lisboa, dá um apito. mas eu sabia pois tinha visto o programa da Ass. Iuri gagarine. No entanto, outros afazeres me impediram.

um grande abraço. e além de ficar contente pela espera que também a maria denuncia, registo com muito agrado e alegria que a associação retomou uma linha de actividade, discutindo temas pertinentes para um aprofundamento histórico que é indispensável para a compreensão dos fenómenos actuais.
sobre a questão que deixas no imperio... camarada, os meus textos são para quem os queira usar, desde que para fins aprovados!


um grande abraço.

Fernando Samuel disse...

Que grande dia! Felizardo!

(Ah!, não sei se sabes que o Sócrates foi apanhado a fumar no avião...)

Justine disse...

Então, confessa,que de vez em quando lá te vou dando umas "dicas" aproveitáveis!!
Mas aquela de passar para a Antena 2 foi chata, porque te impediu de saber que o tal tinha estado a fumar no avião. Olha se o FS não te dá a notícia...

Sérgio Ribeiro disse...

antuã: sempre atento e pronto no comentário. Muito obrigado.

bettips: esta rede (net)!... com que então informada sobre as minhas deslocações todas, como essa a Coimbra?! Já estava com algum (tranquilo) contentamento e este comentário veio reforçá-lo! Obrigado.

maria: Alerta estás (como se dizia na tropa)! Pois o lançamento será onde todos nos encontramos lá para Setembro. Vamos falando disso...

pedras contra canhões: temos mesmo que actualizar conversa! Acho o teu texto sobre empreendedorismo e voluntariado excelente. Só que me dá 5 páginas A5... Vou telefonar-te, amanhã.

fernando samuel: não me digas que o gajo fuma nos aviões? que seja responsável pela política deste governo, a mando de qum se sabe, com o Código do Trabalho e essas coisitas ainda se poderia aceitar... agora isso... Pior só o Bush a jogar golf enquanto os americanitos morrem no Iraque!

justine: mas eu tenho sempre as tuas "dicas" na maior das considerações... Só que poucas posso concretizar, e quanto a cinema tens cá um avanço que nunca mais te apanho! Relativamente à passagem à antena 2, sabes bem que a culpa foi tua pois quando ouves falar de alguns senhores e de bola, catapumba, lá se vai o noticiário. Não pode ser... temos de estar informados de quem fuma nos aviões, poça!

samuel disse...

Eu só não fui convidado para a viagem porque há já uns anos deixei de fumar...

Sal disse...

Eu acho que além de fumar, Sócrates também utilizou o wc do avião para fazer algo que costuma fazer com muita frequência enquanto primeiro-ministro. Só que, como é mais comum, não foi noticiado.

bjs

bettips disse...

Reponho verdades: não leio só o post do dia, tento ler os outros, dou uma volta pelo manos pelos últimos, faço isto com quem aprecio e sempre que posso (e é bem difíci personalizar estes espaçosl). Por isso tinha lido antes "HUC" nha nha nha nha...
E fui suficientemente discreta, podia ser a Horta Unitária do Choupal. Sorri, que o nosso sorrir tem mais graça porque bem custoso nestas lides!
Abraços

GR disse...

Porque a Luta também se faz com as Palavras.
O que todos nós perdemos, por estarmos longe da capital.
Vou dar um salto ao “cordel” para saber mais do filme, quanto ao jantar...no chinês!!!
Gostei do teu dia e adorei a narração.

GR

Anónimo disse...

Olá Sérgio,

A nossa camarada Maria Lucília foi à Associação e gostou muito da tua intervenção. Perguntou se a vais publicar para outros a poderem ler.

Abraços,

André