terça-feira, junho 17, 2008

Adenda a M.H. - 5

"Uma aranha realiza operações que se assemelham às do tecelão e uma abelha, através da construção dos seus alvéolos de cera, envergonha muitos mestres-de-obras humanos. O que, porém, de antemão distingue o pior mestre-de-obras da melhor abelha é que ele construiu o alvéolo na sua cabeça antes de o construir em cera." (Karl Marx, O Capital, livro primeiro, tomo I, página 206)

10 comentários:

Justine disse...

Claríssimo como a água onde os castores constroem os diques!! A capacidade de abstracção é mesmo o que nos distingue desses trabalhadores não-pensadores!
Obrigada stôr, mais a achega do tio Marx :))

Anónimo disse...

É de facto a grande diferença, o homem, com a sua inteligência e o seu sentido de observador, foi adquirir muitos conhecimentos à vivência dos animais, daí o facto de todos os animais, estarem em vias de extinsão, exepto o homem(por enquanto).
E, digo isto porque é minha convicção que o processo evolutivo, mantem-se.

samuel disse...

A capacidade de "imaginar" o trabalho antes de o fazer. Claro que há os que "exageram" e como o dia apenas tem 24 horas... :)
Excelente adenda!

Abraço

Anónimo disse...

O dirigente da CGTP, Carvalho da Silva, acusou o governo de "ceder". Não de ceder à imensa "vanguarda" representada pela sua central sindical, mas antes ceder aos "pequenos grupos", a "interesses" difusos como se viu, acha Carvalho, no affair dos camionistas. Sempre pensei que a CGTP - ao contrário da UGT que é, no essencial, uma secção do PS e do PSD - vivia para obrigar os governos a "ceder". Ora Carvalho da Silva aparentemente não admite "cedências" porque um governo dito socialista não pode "ceder" à sua fronteira direita ou a corporações de origem duvidosa, isto é, não acarinhadas pela CGTP e pelo PC. Criou-se em torno dos camionistas o mito do "lock-out" como se as pequenas e médias empresas de camionagem - algumas delas constituídas apenas por um camião - "ameaçassem" o regime. Carvalho da Silva, ilustre membro do regime, também não gostou de se sentir "ameaçado". Como ensina o Aron, a esquerda continua a ser atravessada por esta "luta duvidosa" em que a linguagem esconde o pensamento e em que os "valores" podem ser traídos se outros mais altos se levantarem. Onde se ergue a CGTP, mais nada nem ninguém pode erguer-se. Cedência só há uma, à da central do dr. Carvalho e mais nenhuma.

Maria disse...

Na mouche, esta adenda!
Um enorme sorriso pra ti.

Mar Arável disse...

Na verdade existem as obras
de mestre
e os os mestres de obras

GR disse...

“No fim do processo de trabalho obtém-se um resultado que, no começo do mesmo, já na ideia do operário, portanto, já idealmente, se achava presente.
...
Os momentos simples do processo de trabalho são a actividade conforme ao objectivo, ou o próprio trabalho, o seu objectivo e o seu meio.”

(abreviando); o que distingue o Homem dos animais é a sua racionalidade, inteligência, consciência e linguagem (fala).

Mas Sérgio,
Sabemos hoje que o Primata-Superior é um animal com memória, inteligência e consciência, sem esquecer a comunicação (fala). Há um primata-superior da classe dos Gorilas, que aprendeu com Noam Chomsky, 1 000 gestos da linguagem de sinais e compreende cerca de 2 000 palavras em inglês. Conseguem transmitir sentimentos dos seus semelhantes aos humanos através de linguagem de sinais.
Há comunicação, mesmo que rudimentar. Podemos subestimar a inteligência de alguns animais?
A evolução ao longo dos tempos tem sido enorme. Poderá um dia o Gorila, desenvolver capacidades que se assemelhem ao ser humano?

Estás a falar/ensinar coisas tão sérias e úteis e lá estou eu a descambar.
Para a próxima não fujo ao tema. Desculpa.

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Que provam essas experiências, a merecerem crédito?
Através de esforços racionais, orientados, sobre o "processo natural" parece provar-se que no "processo natural" se verificou uma mudança qualitativa...
Obrigado pelo contributo, GR!

Fernando Samuel disse...

A isso se chama ir ao cerne da questão...

(gr: uma abelha não é propriamente um primata superior - que tem 99,7% do material genético do homem...)

GR disse...

Fernando Samuel,

Claro que uma abelha não é, um Primata.
O que eu tentei dizer é que há animais que evoluem, quanto maior for a evolução dos humanos.

GR