sexta-feira, outubro 17, 2008

Materialismo histórico - 29A (ou anexo)

Um escândalo, uma ilustração, um destaque
e uma leitura materialista dialéctico-histórica

Do muito que se vai lendo e ouv”e”ndo, retém-se o que se pode chamar escândalo e que é o facto, evidente (e escandaloso!), de se fazer uma verdadeira barragem ou conspiração do silêncio à volta de quem, colectiva ou individualmente, previu e preveniu sobre o caminho por onde ia a economia, ao financeirizar-se sem medida ou mesuras. Ignorando pela calada quem previu e preveniu, partidariamente, sindicalmente ou individualmente, e defende rupturas com o sistema como única alternativa que não a de desastre ou de avanço de contradição em contradição até à catástrofe, dando todas as palavras e imagens aos que, ou não previram, ou, tendo previsto, não preveniram, ou não previram e muito menos preveniram.

A ilustrar, uma coisa chamada “conselho dos 12” no semanário Expresso mantém a “selecção” com ex-ministros das finanças, directores de bancos e de grandes empresas e reputadíssimos técnicos de formação (digamos) conservadora, sem permitir que qualquer dos “tais” diga qualquer coisinha sobre o que previram e preveniram. E é curioso que esses 12, em perfeita consonância, em total unanimidade, “votariam” Obama, agora usado como esperança/ilusão para os tempos próximos, como é de uso ao ir buscar-se ao stock personagens que se apresentam como vindo mudar as coisas para que tudo fique na mesma, perdão, nos mesmos, sendo estes cada vez menos.

Destaque: Teodora Cardoso disse: “Aquilo a que estamos a assistir é antes o fim de um ciclo político longo assente na ideia da redução do peso do Estado e da perfeição dos mercados, que tinha surgido como reacção às ideias opostas. Agora importaria não esquecer essas experiências, confiar menos na ideologia (ainda que mascarada de ciência) e aceitar que o mundo global exige regras globais, a par com o respeito da diversidade, um grande programa político.”

Deixando para outra oportunidade a questão da ideologia “mascarada de ciência”, veja-se a afirmação de TC numa perspectiva dialéctica, de materialismo histórico:
1º tempo deste "ciclo" (tese) – grande peso do Estado e imperfeição dos mercados
2º tempo (antítese) – perfeição dos mercados e diminuição de peso ao Estado (muito particularmente das suas funções sociais e de regulação da economia)
Tempo futuro (para que tenha futuro… a caminho do socialismo) (síntese) – reforço e aperfeiçoamento do papel e da intervenção do Estado, integrando o funcionamento dos mercados, ao serviço do colectivo e do social.

8 comentários:

Anónimo disse...

-Perfeito: -Mas não te esqueças da tal de "Ideologia" não é para ficar na gaveta!- Há que lhes dar forte e feio,... atão não eram estes senhores e senhoras que diziam que isso das ideologias tinha acabado e tal e coiso.
aferreira

Fernando Samuel disse...

Simples, como se vê!

Um abraço.

Tiago R. disse...

Estamos a entrar em território desconhecido e ninguém consegue, com segurança, fazer previsões sobre onde nos levará esta crise.
E por isso este pânico e confusão a bordo da nave dos loucos liberais!

Nós, ao menos, sabemos para onde queremos ir!

Anónimo disse...

O grande problema está em eles não terem coragem para darem o braço a torcer, nem o saudável hábito de fazer auto-crítica, vão-se limitando a pôr remendos neste capitalismo, só que já é difícil destinguir este capitalismo de remendos, destes remendos capitalistas.
A Tia Teodora, tambem é alérgica à ideologia, só que a ideologia é teimosa e persistente.
abraço

Anónimo disse...

A Dr. dona Teodora é alérgica à ideologia comunista.Porque à outra ela até se dá muitíssimo bem.

cristal disse...

Como sempre, claríssimo. Mas nem os ares do Atlântico, mais ao norte, te afastam da pestilência do EXPRESSO? Para nosso bem, está visto! As cobras vão comer-se umas às outras, não tardará muito, embora não seja tão rapidamente como gostaríamos.

samuel disse...

As coisas que alguns economistas, gestores e comentadores, andam a descobrir "por si"!!!
Quem havia de se lembrar?!...

Justine disse...

Stôr, tenho tido as minhas faltas justificadas, mas esta semana já vou assistir às aulas...
Já estão a fazer falta!