terça-feira, dezembro 02, 2008

Notas e apontamentos (um ou outro pessoal) sobre o 18º Congresso do PCP

  • Na primeira manhã do resto dos nossos dias de luta.
  • Nenhum Congresso do PCP é mais um congresso.
  • E agora, depois do 18º, que fazer?
  • Lutar, num Partido mais forte, por Abril, pelo socialismo.
  • Para onde vamos, sabemos nós. Como e quando depende de cada um. De com que força formos capazes de levar à acção, aos outros, às empresas, aos locais de trabalho, a resolução política.
  • Vemos, ouvimos, lemos as reacções ao 18º Congresso. Há evidente desnorte, somam-se disparates, repetem-se asneiras, revelam-se aflitivas falhas profissionais, éticas.
  • Sectários, nós? Assim o proclamam maçónicos, mafiosos, sectários à míngua de seita.
  • A "melhor"? Aquela de Jerónimo estar a copiar Obama pela frase sim, é possível! Excelente a resposta em jangadadepedra com uma foto de 25 de Outubro de 2004 (como estavas jovem, Jerónimo!):

.

.

.

.

  • A propósto ou talvez a despropósito, não me pode ser indiferente ter eu passado a ser o mais velho do novo Comité Central. Algum camarada tinha de o ser. Como às vezes me sucede, sinto-me... africano. E sinto-me cheio (e rodeado) de juventude.

9 comentários:

Justine disse...

"Sectários à míngua de seita"!É isso mesmo! Excelente!
E parabéns por seres o decano:))

Anónimo disse...

nem mais! lutar, lutar, lutar sempre! mais uma vez (entre tantas!) senti aquela força de orgulho neste grande partido que é o nosso; penso que foi uma grande resposta de união e convicção ideologica...sim é possível um mundo melhor! :) pois ainda bem que continuas no cc... na condição de mais velho? é uma honra! a tua disponibilidade para partilha do saber para connosco...é uma honra!a tua existência...é uma honra! não haja más interpretações, pois não pretendo fazer aqui nenhum caminho de culto de personalidade, mas gosto mesmo de dar "mimos", neste caso, a quem a dedicação é um estado de espírito! :))

Anónimo disse...

Mas quem viu imagens na televisão sobre o congresso e o discurso de Jerónimo de Sousa verificou que em rodapé e mesmo no discurso de quem dava as noticias,essa frase,sim é possível,foi muitas vezes repetida,a intenção de quem o fez não foi inocente.As referencias nas caixas de comentários de alguns blogs podem não ser ofensivas,talvez se trate de uma brincadeira.

Sérgio Ribeiro disse...

Justine - gostei da frase que "agarraste"... também acho que saiu bem.
Eulália - muito reconhecido pelos "mimos". Sabem bem. Acho-os excessivos... mas sabem bem. E quanto a isso do "culto da personalidade" não há qualquer risco. Além do mais (que é tudo) tomei vacinas!
Dalida - obrigado. Nada é inocente. Nem nós!

Anónimo disse...

Foi grande a lição, mas os nossos detratores não vão querer aprendê-la, porque não estão preparados nem querem mudar de vida, sentem-se mais confortáveis, espezinhando e amesquinhando a verdade.
Até quando?
abraço

samuel disse...

A Justine agarrou na frase e fez muitíssimo bem!
Confesso que é preciso ter alguma disciplina (e tenho muito pouca) para não achar a maior parte das reacções e comentários sobre o Congresso... apenas hilariantes.
Infelizmente, manda a disciplina intelectual, que não deixe de as denunciar como verdadeiras canalhices, ditas conscientemente.

Abraço

GR disse...

Este grande Congresso cheio de cor deu-nos também, as orientações para os próximos anos que serão difíceis mas, de muito trabalho, de muita luta.
Após tantos meses de reuniões, discussões é sempre com grande orgulho que sinto o Congresso (as fotos do Pedro (PG) são demonstrativas).
Mas decano? Vou dizer um segredo (só para ti) invejo essa tua juventude, essa alegria de viver, a tua dedicação e a imensa solidariedade a que a todos dás. Como diz a Eulália, és uma honra para todos nós! É um orgulho ser teu Amigo e camarada. Com todo o respeito digo; quando te vemos, quando te ouvimos, tanto aprendemos, até com o teu sorriso.
Não, estas minhas palavras não são “mimos”, é a realidade.

Um bj,

GR

GR disse...

Para quando a tua excelente intervenção, desta vez na integra?

GR

Maria disse...

Depois de tantos comentários aqui vai mais um: sim, és o decano do novo, novíssimo CC. Parabéns por isso mesmo!
A "melhor" foi mesmo a do Jerónimo ter copiado Obama, hehehe (e 4 anos depois tantos cabelos brancos, bolas!).
Este fim de semana foi o melhor fim de semana dos últimos anos. Três dias! Com tantos Amigos e Camaradas! Tão bom!

Abraço