sexta-feira, dezembro 05, 2008

Perplexidade?!

Estaria perplexo, como tanta e tão boa gente estará, com as posições deste governo, mormente na área da educação, se não tivesse uma interpretação que me parece confirmada a cada passo. Consciente ou inconscientemente, este governo cumpre a missão que lhe está incumbida pelo poder económico: transformar os direitos em negócios. O direito à saúde e o direito à educação (inscritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de que se assinalam os 60 anos, e na Constitituição da República Portuguesa) no negócio da doença e no negócio da preparação de profissionais para as necessidades do aparelho económico-financeiro transnacional. Com a disponibilidade de crédito bancário para os "beneficiários" desses cuidados com a sua saúde e dessa preparação para serem úteis, enquanto empregados ou enquanto desempregados no "exército de reserva".

12 comentários:

Anónimo disse...

Estou completamente convencido de que essa interpretação está correcta.

O facto de ainda ter vinte e poucos anos faz-me ter calafrios, porque: prevejo um futuro sombrio, onde a cada dia que passa se está pior... melhor não tentar imaginar como será viver na próxima década de 30/40... cheira-me a fascismo!

Dirão alguns que não tenho idade para saber o que isso é, e bla bla bla... devo ter um olfacto diferente, então. Definitivamente, não partilho a confiança que comentários por este blog costumam ter e transmitir. Pelo menos em relação a um futuro próximo.

ups, isto descambou num desabafo!!

Sérgio Ribeiro disse...

Caro Bruno, a lucidez não escolhe idades...
Tudo depende de nós e tão errado é ter a esperança de que... acontecerá sem que para isso se lute, como o desespero por... não se ver que esteja a acontecer aquilo por que se luta.
Um grande abraço

Maria disse...

É conscientemente que o faz, com certeza (para não dizer que não tenho dúvidas).
E como se explica que um governo de um partido dito de esquerda e que tem socialista no nome transforme em negócios o que são direitos, a não ser a sua subjugação total ao capital?
O ano que se aproxima será (ainda) de maiores lutas. Três actos eleitorais. E é com enorme CONFIANÇA que me vou, que nos vamos, lançar a eles...

Beijos

samuel disse...

Post em cheio!

Mar Arável disse...

Uma vez mais

temos razão

cristal disse...

Só vim aqui aplaudir... Como sempre claramente exposto. E, os planos só não serão deste governo que temos porque ele nem para isso tem competência... é só cumprir ordens, é só cumprir as ordens que os patrões pagam bem aos criados que tão bem os servem.

cristal disse...

Só vim aqui aplaudir... Como sempre claramente exposto. E, os planos só não serão deste governo que temos porque ele nem para isso tem competência... é só cumprir ordens, é só cumprir as ordens que os patrões pagam bem aos criados que tão bem os servem.

GR disse...

Mais uma magnífica análise.
A dor que sinto, ao ver a democracia a morrer a cada dia.
Porém, não há lugar para desânimos, só a luta diária pode mudar o curso deste capitalismo selvagem.
A Luta é o Caminho!

GR

Anónimo disse...

Um grande abraço sérgio. aluta continua para além das agruras. O nosso ânimo está no amor qe temos à Humanidade.

Sérgio Ribeiro disse...

Antuã, amigo, camarada - um abraço tão grande que chegue aí, onde estás. Somos o que somos pelo amor que temos aos outros, à Humanidade.
Muita força, que a luta continua. Contínua.

Fernando Samuel disse...

Enquanto governantes, o negócio deles é o negócio do grande capital: enquanto ex-governantes, o grande capital proporcionar-lhes-à negócios próprios, como paga pelo trabalho feito.


Um abraço.

Anónimo disse...

Apesar de recomhecer que as crises levam sempre ao oprtunismo, de alguns menos honestos,era impensável tanto descaramento, e tanta vigarice por parte desta canalha, que não tem respeito por quem trabalha.Vem aí o tempo das respostas concretas a esta política, desumana, papista, com laivos de fascista.
Abraço grande