quarta-feira, março 24, 2010

Para privatizar quando vier a dar lucro?

O ministro das finanças admitiu , de forma muito clara, a possibilidade de a RTP vir a ser privatizada.
Já por cá se sabia. Está nas intenções dos nossos governantes tudo privatizar, neste "tudo" havendo quem diga que até a família corre esse risco (se risco é)...
No entanto, garantiu o MF que a empresa de dito serviço público de televisão não faz parte da lista de privatizações do Programa de Estabilidade e Crescimento, do PEC. E sabem porquê? Porque a RTP tem resultados negativos!
Conclui-se, sem ser apressadamente, que se a RTP estivesse a dar lucros estaria incluída na lista, e até se pode acrescentar que, se estivesse privada e a dar prejuízos, o governo encararia a possibilidade de a nacionalizar, a exemplo do que fez do BPN.
Clara como água a promiscuidade, e a disposição do governo ao serviço do poder financeiro, aquele que se move apenas por acumulação de capital.
E acrescente-se que, se as privatizações foram apresentadas no quadro do PEC e do objectivo de diminuir o défice orçamental, porque estão na lista as empresas (e actividades) que, por darem lucro, contribuem para o diminuir e não estão as que, por darem prejuízo, agravam o défice...
E se, lá de vez em quando, se falasse verdade?

9 comentários:

samuel disse...

Já nem se dão ao incómodo de disfarçar...

Abraço.

Fernando Samuel disse...

Falar verdade?: impossível.

Um abraço.

Anónimo disse...

Enquanto uma parte dos trabalhadores estiver controlada pelo PCP e por arrasto pela Inter, os trabalhadores portugueses estão condenados à escravidão.

V.V. disse...

As empresas listadas no PEC que dão lucro são os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e a TAP.
Sempre a demagonia do Branco e Preto! Chiça

Luís Neves disse...

Da forma como o governo gere os interesses de alguns privados começo a hesitar se devo considerar o governo privado ou público!
Como sempre, existirão anónimos a atirar para o lado, que a culpa dos trabalhadores serem explorados é dos sindicatos, que a culpa do país estar neste estado é dos comunistas, que a culpa dos pobres serem pobres é deles próprios! Mas isso é outra história! Eu por exemplo acho, que a culpa da nossa democracia não funcionar, é dos anónimos!

Graciete Rietsch disse...

Para se ser verdadeiro é preciso ser-se honesto coisa que este governo não é. O mesmo se pode aplicar a alguns anónimos.

Um beijo.

CS disse...

E eu ouvi.Quem é que compra uma empresa que não dê lucros chorudos?

Não sabia que os trabalhadores estavam controlados pelo PCP e pela Inter. Porreiro Pá!

beta disse...

Boa noite camarada. Ainda não te agradeci o Post sobre o Alex. Muito obrigada camarada!
Um abraço do tamanho do mundo

Beta

Ricardo disse...

Sérgio, por azar de alguns, estava mais gente na dita reunião do que os governantes, os seus amigos sinceros e escondidos e os jornalistas, manipulados, controlados ou seus devotos apoiantes.
Foi mesmo azar. É que na dita reunião surgiram outras pérolas... do governo, mas também de alguns que se afirmam como donos do socialismo ou da esquerda moderna...
Para além do deputado que se afirma da esquerda do PS ter defendido a privatização da RTP (que permitiu a resposta do ministro afirmando a necessidade de resolução ou limpeza das contas antes de tal aventura) um também jovem deputado, da tal esquerda moderna, dizia que esta coisa de privatizar o que dá lucro e manter no estado o que dá prejuízo não pode ser. O problema é manter no estado empresas que dão encargos ao estado... Mas que rica (capitalista) visão da intervenção pública na economia.
Mas houve mais...
Deduções de despesas no dentista é uma coisa, agora deduções na educação em que há a escola pública nem pensar... E os livros escolares e o material e o equipamento? Também são gratuitos? E as propinas, também são gratuitas?
Esquerdas modernas...