terça-feira, outubro 12, 2010

Prós e Contras: confrangedor!

Num já velho filme português do Fonseca e Costa (para mim, muito novo… é só de há 30 anos mais coisa menos coisa), acho que era o Mário Viegas a fazer de Kilas, o Mau da Fita,que dizia: “Só tenho um adjectivo: gostei!”.
Pois, parafraseando, o que vi do Prós e Contras de ontem, só me merece um verbo: confrangedor.
Desta verbalização adjectivadora, retiro toda a gente menos dois, porque a reservo para quem ma suscitou, os protagonistas Mário Soares e Fátima Campos Ferreira. Retiro Jorge Sampaio porque, independentemente de muito desacordo que vem de trás e se avoluma… não confrange e merece respeito, retiro Ramalho Eanes porque parece que foi lá para mostrar o novo visual sem ter mudado mais nada ou acrescentado alguma coisa, e retiro todos os outros, que de figurantes fizeram perante a exibição daqueles dois.
Lugares comuns, frases feitas, palavras ocas embrulhadas em reducionismos coloridos e em dramatismos negros aparentados com justificada preocupação. E ambos exibindo uma insuportável petulância,
Mário Soares (o que chamava dinossauros a outros…) é o retrato da vacuidade na senilidade. Ponto final.
Fátima Campos Ferreira é o negativo do que seria um jornalismo já nem digo de qualidade, e faz sentir saudades da Judite de Sousa e (vejam lá...) da Margarida Marante, da Maria Elisa, da Manuela qualquer-coisa Guedes.
Confrangedor! É tudo.

5 comentários:

Maria disse...

Eanes até teve um sentido de humor especial quando disse que não seria um bom interlocutor entre os dois 'partifos' por causa da sua 'cara de pau'!!!
Sampaio até sorriu com a cena das pilhas... e de aparecer morto em Almada.
O outro foi um arroto. Para não falar do que me consome...

Beijo.
:)

Antuã disse...

Porque não ouvi-los? Aquilo nunca entra mosca, só sai asneira.

Fernando Samuel disse...

Houve quem julgasse que os Marretas tinham voltado...


Um abraço.

samuel disse...

Só faltou a mulher barbada e mais um urso... mas que andasse de bicicleta.

Abraço.

Anónimo disse...

pois é pois é. criticam os Presidentes, mas quero lembrar que o PCP teve um contributo decisivo para que eles lá estivessem. e nunca esquecendo o pior deles todos: o "famoso sapo".
eheheh
tivessem tido coragem e nao os tivessem apoiado.

J.Z.Mattos