segunda-feira, março 07, 2011

Cadernos O Militante

Depois de um fim-de-semana, começado sexta-feira, dominado pela assinalação dos 90 anos do PCP, com toda a relevância a dar a tantos anos de luta de tantos, e antes de fazer, de amanhã, mais uma assinalação de outra data maior da emancipação e dignificação do ser humano, o dia 8 de Março, o Dia da Mulher (não obstante todos as superiodades desdenhosas que tais comemorações suscitam em alguns/umas), nesta passagem de pequeno intervalo, uma referência ao que tem de preencher todos os intervalos - porque aprender, aprender sempre também luta é! -, aos Cadernos O Militante, de que terminei ontem a leitura "mastigada" do seu volume 7, que é o primeiro de uma nova série.
Na sequência da série dirigida por José Barata-Moura, de cadernos entre 14 e 22 páginas,
saiu este volume Como o Homem se tornou Homem, iniciando-se assim nova série, agora da responsabilidade de tradução, adaptação e actualização científica do Colectivo das Edições "Avante!", a que se seguirão mais 5 volumes

2. Desenvolvimento do Homem e da Sociedade (Da Comunidade Primitiva ao Fim do Feudalismo)
3. A Origem do Capitalismo (A Revolução Industrial na Inglaterra)
4. Liberdade, Igualdade, Fraternidade (A Grande Revolução Francesa de 1789 e as Suas Repercussões)
5. A Comuna de Paris
6. O Outubro Vermelho de 1917.

De Como o Homem se tornou Homem darei breve nota em próximo "post".

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Preciso urgentemente de obter esse caderno pois se refere a assuntos que muito me interessam. Vou procurá-lo na BOAVISTA.

Um beijo.