segunda-feira, março 21, 2011

Quem os viu... e onde os veremos?

Foi por pouco!
Aquela página do jornal ia mesmo forrar um caixote do lixo ou ter destino de semelhante dignidade... Mas eu estava ali, por perto, e saltou-me à vista. Já o tinha lido, e ficara "em arquivo". Já era da semana passada, e estava a cumprir o seu destino.
Recuperei a página a tempo. Aquela página do Expresso de 12 de Março é das que se deve guardar! E guardada está. à espera de julgamentos...
.
São 3-bancos-3, 16-administradores-16, vários gestores, empresários, advogados, que..."exageraram" e foram "apanhados"! Como diz o jornal, "uns já acusados, outros ainda suspeitos de crimes graves, é o balanço que se faz até agora dos casos BCP, BPN e BPP".
A justiça é lenta. E por onde andam eles e o que fazem? Têm que trabalhar, coitados...
Escolhi um caso, entre os 26 de que o Expresso nos dá notícia. Não foi bem ao acaso, mas quase. Porque gostei da fotografia? Talvez... Lembrou-me uns "filmes negros" que vi sobre estes temas.




Este senhor foi "o presidente do extinto Banco Insular", banco que, ao que parece, está comprovado que nunca chegou a existir mas que serviu de cobertura para muitas das falcatruas, das criminosas actividades de que está arguido o putativo presidente, em que milhões de euros foram ficticiamente transaccionados em benefício de uns poucos, alguns colocados aos mais altos níveis, e em que milhões, não de euros mas de gente de carne e osso, foram, e continuam a ser, bem lesados. Pois... o putativo presidente está "na maior", e ainda a "insular"!

Claro que não se deve impedir que estes "trabalhadores" exerçam o seu constitucional direito ao trabalho... com direito ao salário mínimo!
Mas nesta sua actividade profissional?
Não há, para isso, cautelares providências a tomar?
Os médicos que exerceram dolosa ou criminosamente a sua profissão, e por isso estão arguidos, podem continuar a exercê-la enquanto esperam julgamento?
Sei lá... se calhar podem.

E não há uma coisa chamada deontologia?, isto é, vergonha...

4 comentários:

Fel de cão disse...

Amigos do alheio = Amigos do Cavaco.

Justine disse...

Vergonha mesmo!
(e ainda bem que estavas por perto para recuperares o jornal e fazeres mais uma denúncia destes crimes impunes...)

Sérgio Ribeiro disse...

Fel de cão - em filosofia, havia os silogismos, não era?
Amigos do alheio
São amigos de Cavaco
Logo, Cavaco é amigo do alheio.
'Tá certo?

Um abraço

Justine - 'Tás a ver, 'tás a ver?

Já dou

Antuã disse...

Gostei do silogismo.