terça-feira, março 29, 2011

A República Checa e Portugal


Em Países como Nós, o Expresso tem continuado a publicar a série em que confronta outro país com o nosso. Resultado da colaboração com uma dessas empresas que andam pelos “mercados”, a pwc, publicam-se dados interessantes mas, evidentemente, para além dos inevitáveis nestas comparações entre países, alguns desses dados seleccionados e comentados escolhidos “a dedo”, com grande relevo para a situação das respectivas dívidas do Estado. Parece-me útil acompanhar estas informações e, também evidentemente, fazer a minha escolha, e acrescentar outros, baseados nos IDH do PNUD. Assim, sem pretender ser exaustivo e sem aprofundar, do confronto com a República Checa, na edição de 18 de Março, sublinho, de novo (como fiz em relação à Bélgica) a quase igual população – 10,5 milhões – e a proximidade dos PIBs – 167,5 mil milhões para Portugal e 136,9 mil milhões para a RCheca.

Tendo a média dessa medida de “riqueza” valores aproximados – segundo os dados publicados, 15.800 euros para Portugal e 13.038 euros para a Suécia –, essas médias, ponderadas com a distribuição dos rendimentos, revelam disparidades significativas pois os 20% dos portugueses com mais elevados rendimentos têm uma parte da “riqueza” nacional superior 6 vezes superior aos 20% com mais baixos rendimentos, enquanto a relação entre os checos é de 1 para 3,5.

Noutros termos, 1 em cada 5 dos portugueses “mais ricos” tem de rendimentos, em média, num mês, o que 1 em cada dos portugueses “mais pobres” tem de rendimentos, em média, durante 6 meses, enquanto, entre os checos, o que cada 1 em 5 dos “mais ricos” tem de rendimentos, em média, num mês, o que 1 em cada 5 dos seus compatriotas “mais pobres” tem de rendimentos em pouco mais de 4 meses. Mais dois dados em confronto: * - As famílias portugueses, para conseguirem um consumo (médio) de 66,8% do PIB, têm um endividamento de 129% sobre o seu rendimento, enquanto as famílias checas apenas consomem (em média) 50,6% do PIB e o seu endividamento é de, apenas, 50% do seu rendimento. O nível geral de poupança, em Portugal, é de 10% do PIB, enquanto do RCheca é mais de duas vezes superior (20,4%).
.

No que respeita ao IDH (PNUD), com os indicadores económicos ponderados com indicadores de saúde e de educação, Portugal é o 40º dos países das Nações Unidas da lista e RCheca é o 28º, e apenas está escrutinado a partir do ano de 2000.

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Apesar de tudo a República Checa sempre tem um passado que a marcou.

Um beijo.

Jorge Manuel Gomes disse...

Camarada,

acompanho com muito interesse estes posts sobre Países como Nós, do Expresso. Muito se aprende!
As análises aqui feitas são uma mais-valia em relação ao artigo do "espesso" que se encontra sobre um plano muito inclinado.
"Vocês sabem do que eu estou a falar!"

Abraço e até amanhã, que a noite já vai longa.

Jorge