quarta-feira, junho 29, 2011

Actualizando este "dia grego"

(que até faz esquecer o programa de governo português... )

«Grécia em convulsão social e política
decide futuro no Parlamento
29 de Junho de 2011, 11:57

O futuro da Grécia é decidido no Parlamento nesta quarta-feira. Um novo pacote de medidas de austeridade vai ser votado e precisa ser aprovado para evitar a bancarrota no país.

Nas ruas de Atenas, milhares de pessoas estão desde ontem a manifestarem-se e já ocorreram confrontos entre manifestantes e polícia. De acordo com as autoridades, 37 pessoas ficaram feridas e 14 foram detidas.

O país está hoje no segundo dia de uma greve geral, a quarta organizada desde o princípio do ano e a primeira de 48 horas.

As novas medidas de austeridade incluem um aumento da carga fiscal e mais cortes salariais. Entre 2012 e 2015, o programa prevê um encaixe de 28,6 mil milhões de euros e privatizações num montante de 50 mil milhões de euros para reduzir a dívida pública.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia (UE) começaram a ajudar a Grécia em Maio do ano passado, com um empréstimo total de 110 mil milhões de euros.

As instituições exigem agora que o novo pacote de austeridade seja aprovado no Parlamento para que a próxima tranche de ajuda financeira, de 12 mil milhões de euros, chegue ao país.

“Há momentos decisivos e as próximas horas serão decisivas não apenas para o povo grego, mas também para a zona euro e para a estabilidade da economia mundial", disse o presidente da UE, Herman Van Rompuy, citado pela AFP.

Depois de dois dias de debate sobre o plano, o Parlamento grego vai hoje a votos. É necessário que 151 dos 300 deputados votem a favor das medidas de austeridade.

O partido Pasok, no poder desde 2009 e liderado pelo primeiro-ministro George Papandreou, tem apelado ao consenso na votação.

Tudo indica que o Pasok vai conseguir a aprovação das medidas, apesar da oposição da Nova Democracia que nos últimos dias afirmou o voto contra e as críticas dirigidas ao Governo dentro do próprio partido.

Caso o plano seja aprovado nesta tarde, amanhã os deputados voltam a votar, desta vez para decidir como as medidas vão ser aplicadas.

@Alice Barcellos com AFP»

(...decide futuro...
não só grego
e não só no Parlamento!) 

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

A Grécia dá-nos uma ideia do que acontecerá a Portugal!

Um beijo.