sábado, fevereiro 18, 2012

Destaques - 2

Segundo destaque.
No sapo, a partir da Rádio Renascença que respiga a notícia do Público. Aqui vai, em quarta mão (com foto e tudo):











Novas tabelas
Salário de fevereiro pode encolher
(Renascença)

Segundo o jornal “Público”, os aumentos nas retenções previstos nas novas tabelas são retroativos a janeiro. O que não descontou no primeiro mês do ano será agora retirado do salário de fevereiro.
__________________

É natural! Na lógica (do capitalismo puro e duro) dos salários serem o preço da mercadoria força do trabalho, igual a qualquer outra mercadoria - mas diferente porque não se paga ao trabalhador, seu proprietário, todo o tempo de uso, de onde nasce a mais-valia que se apropria -, se o mês de Fevereiro tem 29 dias (e vá lá... que este ano é bissexto) deve ser mais curto que o de Janeiro que tem 31 dias.
E estamos a falar de dias brutos, ilíquidos, porque, para se ser mais rigoroso na comparação, se deveriam descontar os dias em que não se trabalha (sábados, domingos. feriados... essas coisas aberrantes), os intervalos para almoço e as pausas para ir à casa de banho.
Assim se caminha para o pagamento à hora... mas de trabalho efectivo, ali, no local do dito. Isso do emprego e do salário mensal tem de ser banido. Passo a passo lá chegarão...
se nós deixarmos!

3 comentários:

Justine disse...

Se nós, todos juntos, tivermos FORÇA para o impedir, porque eles o tentarão sempre- é da sua natureza...

Graciete Rietsch disse...

Eu já previa esses descontos retroativos. O precipício é cada vez mais fundo.

Um beijo.

Antuã disse...

Se a malta não se põe a pau está feita ao bife.