domingo, fevereiro 12, 2012

Grécia - e amanhã?

Economia
Votação do novo acordo com a "troika"
confirmada para domingo
 no Parlamento de Atenas,
segundo fonte governamental.

A discussão e votação do novo acordo com a troika internacional, que envolve um empréstimo de 130 mil milhões de euros à Grécia mas acompanhado por duras medidas de austeridade, está confirmada para domingo, disse à Lusa uma fonte governamental.
"O acordo tem de ser aprovado amanhã (domingo), o ministro das Finanças (Evangelos Venizelos) parte quase de seguida para Bruxelas onde vai confirmar o acordo na reunião do Eurogrupo que decorre na quarta-feira", acrescentou o mesmo responsável.

Apesar das recentes deserções no governo de coligação de Lucas Papademos, em particular os responsáveis do LAOS (direita nacionalista) e das declarações contra o acordo, públicas ou privadas, de algumas dezenas de deputados do PASOK e da Nova Democracia (conservadores), "permanecem as condições para garantir uma maioria parlamentar", assegurou ainda o responsável oficial.
Na sexta-feira, e numa declaração com os habituais contornos populistas, o chefe do LAOS, Georgios Karatzaferis, considerou que a Grécia estava a ser humilhada pela Alemanha, voltou a apelar ao "orgulho nacional" e anunciou que os seus 15 deputados não vão apoiar as medidas de austeridade.
Os ministros das Finanças da zona euro, reunidos quinta-feira em Bruxelas, decidiram que a Grécia só poderá receber o segundo resgate após a aprovação pelo Parlamento das medidas de austeridade e apelaram a Atenas para um corte suplementar nas despesas de 325 milhões de euros para que o país cumpra o objetivo do défice.
Atenas necessita de assegurar o segundo plano de resgate até 20 de março, quando terá de pagar 14,5 mil milhões de euros aos credores de dívida pública.
O novo plano de austeridade prevê, entre outras medidas, o despedimento de 15.000 funcionários públicos até ao final do ano (150.000 até 2015), uma redução de 22 por cento do salário mínimo, que deverá situar-se para perto dos 500 euros, e a liberalização das leis laborais.
As duas principais confederações sindicais responderam ao anúncio das medidas com a convocação de uma greve geral de 48, que hoje terminou, enquanto para domingo está prevista uma megamanifestação frente ao Parlamento durante a discussão e votação do novo plano de resgate.

(Lusa)

tem continuação!

2 comentários:

Olinda disse...

A luta de classes está "en crescendo" na Grécia e por toda a europa.

Anónimo disse...

Olá querido. Você ainda está em busca da ajuda. Não procure mais porque o senador Walter está disposto e ajuda-o com o empréstimo se encontrar as condições. Recebi o montante de 150 mil euros dele para o pagamento bancário de uma dívida bancária. Se você ainda precisar de ajuda, entre em contato com este endereço abaixo e você irá testemunhar isso também. senatorrpwalter@hotmail.com
Daniela Peter
danielapet@sapo.pt