segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Será autismo?

Quatro aponta mentes sobre a informação que temos, e a gente que dela é pasto e obra:

  • Mais de 300 mil no Terreiro do Paço, a maior manifestação desde há três décadas. O comentador mais encart(eir)ado - e decerto mais ouvisto - da televisão, na sua intervenção televisiva para comentar a semana, em quase 40 minutos de "actuação", dedicou a essa manifestação menos de 1 minuto, de que se guarda o adjectivo gigantesca e a ideia de que há "qualquer coisa", mas tudo envolvido, nesse menos de 1 minuto, na interpretação das sondagens anteriores à manifestação e na conclusão de que, se houvesse eleições, tudo ficaria na mesma!
  • Advogados que acompanharam as vendas de EDP e REN elogiam a entrada de capital chinês num momento de grande aperto financeiro para Portugal. e a notícia que se destaca é que "crentes e não crentes, devíamos ir todos a Fátima, a pé, agradecer estas duas privatizações". A frase, de um sócio da Linklaters e advogado da State Grid na compra da REN, é partilhada por um advogado dos também chineses da Three Gorges e um outro advogado da REN e da Eletrobras.
  • «"Todos" os líderes europeus estão empenhados em "fazer tudo o que for preciso para ultrapassar a crise", proclamou o presidente do Conselho Europeu, van Rompuy, numa entrevista difundida em Pequim hoje, véspera da XIV Cimeira China-União Europeia». A tradução portuguesa, segundo o primeiro-ministro, é "custe o que custar"!
  • Hoje de manhã, pelo menos 48 edifícios incendiados, 150 lojas pilhadas, uma centena de feridos e 130 pessoas detidas. Este é o balanço de uma noite de violência e protesto nas ruas de Atenas por causa do novo pacote de austeridade grego. Estes dados foram revelados à Reuters por uma fonte da polícia helénica esta manhã, numa altura em que se limpam as pedras e os vidros das ruas da capital da Grécia. Entre os edifícios incendiados está o cinema Attikon, que data de 1870, e é considerado um dos símbolos neoclássicos de Atenas. Em Salónica e nas ilhas de Corfu e Creta também há registo de episódios de violência. As medidas tiveram o voto de 199 dos 300 deputados que compõem o parlamento grego, tendo levado à expulsão de 43 deputados, que votaram contra as indicações dos seus partidos. "Segundo os críticos, (a aprovação destas medidas) tornará impossível a recuperação económica do país". Entretanto, sublinha-se!, as bolsas regiram positivamente...
Para onde se caminha? Será autismo, ou é muito pior que isso?
Se se juntar a situação internacional, e a campanha em curso para fazer da Síria uma segunda Líbia, que foi um segundo Iraque e Afeganistão, e aquilo que se possa seguir, HÁ MESMO QUE PÔR UM TRAVÂO A ESTE DESESPERO E LOUCURA DE UMA BESTA EM ESTERTOR... aparentando calma e determinação. 

8 comentários:

Ricardo O. disse...

Nem de propósito...

Esta manhã, no habitual momento de leitura no comboio para Lisboa, li a seguinte passagem de um dos principais textos de um dos principais ideólogos do capitalismo e da actual correlação de forças:

«[...] para nos previnir de tomarmos decisões erradas temos de reduzir de forma deliberada o conjunto de alternativas que se nos apresentam, todos nós sabemos que é comum ser necessário tal prática se queremos atingir os objectivos de longo alcance.»

Hayek, F. A. (1960), «The Constitution of Liberty», University of Chicago Press, pag.66.
[tradução da minha inteira responsabilidade...]

Graciete Rietsch disse...

Surrealismo, autismo, estertor de um sitema em agonia que magoa mesmo muito.

Um beijo.

trepadeira disse...

E,da pata da besta em estertor,há que guardar,pelo menos,a distância de vara e quarta.

Um abraço,
mário

Pata Negra disse...

Um pormenor: o comentador comentou mas por inciativa própria, sem que o jornalista lhe tivesse perguntasse alguma coisa acerca do assunto. Assim vai a nossa informação - só no estrangeiro é que há manifestações.
um abraço entre 300 000

Justine disse...

Não é autismo, não, é estratégia bem estudada!

cid simoes disse...

É uma guerra, e o saque a que uma das partes é submetida enriquece a outra.
E os saqueadores sabem que o mesmo se passará em Madrid, Paris, Lisboa e outras cidades; é uma questão de tempo.

gina henrique disse...

Claro que não pode ser uma questão de autismo, isto não é tão simples assim , tudo é devidamente planeado e orquestrado,e até a ausencia de valores morais e o egoismo e individualismo que se criaram nas sociedades contemporaneas tem ajudado esta classe de mafiosos instalados no poder a destruir tudo em que tocam!

Antuã disse...

Este autismo é premeditado.