terça-feira, fevereiro 07, 2012

Terão a resposta...

Regressado relativamente tarde da reunião da Concelhia do PCP, ainda apanhei a parte final do Prós e Contras. Logo que vi quem eram os intervenientes, arrefeceu (tal como o ambiente la fora) o interesse mas a presença do Arménio Carlos na sua primeira participação naquele programa "segurou-me".
E fiquei a "ouver" intervenções de um "holandês voador", da "empresária europeia do ano", com a sua empresa exemplar, cheia de "charme" de cortiça do sul que transforme excedentes de rolhas de champagne em objectos para a 5ª Avenida, dos benfeitores (um, que estava na mesa, das "misericórdias" como mais um "produto português" de exportação, e das associações vicentinas), cheios de fé, esperança e caridade - com um apontamento significativo sobre a pobreza que ainda está intra-muros - e ilustrando a "solução" para dezenas do que é uma questão de fundo e de milhões -, e ainda o responsável do IEFP, casa por onde andei quando bem diferentes eram as intenções trazidas de uma Direcção-Geral do Emprego a tentar articular com uma Secretaria do Estado do Plano, com um IAPMEI e uma Empresa Pública de Parques Industriais, com uma direcção de Promoção do Emprego, uma direcção do Formação Profissional  em ligação com o Ministério da Educação, e um papel determinante da central sindical unitária (coisas do passado que será futuro e não daquele presente que é sempre passado!).
E eu a "ouvê-los", animado com umas entradas com alguma pertinência e acutilância de um universitário que se via mesmo se iria pegar com um senhor da mesa no palco, em representação da classe social... dos empresários "à portuguesa".
E o Arménio Carlos? Bem... a ter de "ouver", cumprindo regras de debate, atento e à espera. Até que, mesmo a acabar, lá lhe foi dada a palavra. E, com uma impressionante calma e presença de espírito (de debate democrático), fez "descer à terra", disse o que era preciso ser dito, falou do que é negociação entre partes e de falsos e demagógicos apelos a colaborações entre náufragos em que uns têm de remar, mãos em sangue de desespero, com outros repimpados nos camarotes, dedos cheios de aneis e barrigas a ab arrotar.
Depois de ter falado, saltou o empresário, com diatribes a que o universitário tentou ripostar, incendiando-se o diálogo (?) entre eles, e quando o Arménio Carlos se preparava para dar resposta a tempo e em tempo...  o programa teve de acabar!
Ficou a última frase do secretãrio-geral da CGTP, ao não ter a oportunidade de responder ao que, com violenta verborreia, lhe fora atirado com endereço directo: "... não posso responder?... mas não fica sem resposta!"
Não ficarão sem resposta!


(agora, vou "ouver" o debate todo,
este foi um testemunho directo)

7 comentários:

trepadeira disse...

Vão ter a que merecem,vão,vão.

Um abraço,
mário

cid simoes disse...

Estamos com a dinâmica adequada. Isto vai camaradas, isto vai!

samuel disse...

Bela resposta!

Abraço.

jrd disse...

A Fátima é a "Ronalda" da pantalha:

http://bonstemposhein-jrd.blogspot.com/2012/02/fatima-futebol-e-ou-ronalda-da-pantalha.html

Abraços

Maria disse...

Não vi o debate ontem. Não consigo ouvi-lo aqui com a net portátil. Estou desejosa de chegar a casa para o ouvir.
Vou para casa mas volto, no sábado!
Para com muitos milhares dar a resposta que merecem!


Beijos.

Ãntuã disse...

Não me recordo há quantos meses ou quantos anos não vejo esse programa.

Olinda disse...

É preciso muita segurança psiocológica para assistir aos prós.Afecta-me de tal maneira o sono,que nao vejo.
Dia 11,vamos ter a palavra.
Abraço