quinta-feira, abril 05, 2012

O MANDA-CHUVA - 11

O mês de Setembro, logo a seguir ao de Agosto, além da ordem natural das coisas..., é o mês de mais festas, feiras e mercados. E, desde 1976 , até é o mês da maior de todas as festas, da Festa. Da nossa! Em 1972, tinha de se ir a La Courneuve para se ter festa parecida, a do L'Humanité! E fomos...
Com tanta festa, feira e mercado, sobrou pouco espaço para o resto.
Mas lá veio o começo da guerra de 1939-45 (a dita II Guerra Mundial) e, a propósito dela, a lembrança de que Hitler foi pintor de tabuletas para, com uma "mãozinha marota" a apontar, se meter um poema de Bertolt Brecht, grande colaborador de "O Manda-Chuva". Na reunião a que fomos forçados na sede da PIDE, o inspector "da cultura" perguntava porque razão se publicava tanta coisa "daquele gajo"... Ora porquê... "porque o gajo é bom!, porque a editora gosta dele... e não se tem de pagar direitos de autor".


E ainda deu para se meter uma frase de Basílio Telles (professor e lutador pela República que não aceitou a pasta de ministro das finanças no primeiro governo depois de 5 de Outubro de 1910), e que nos parece, HOJE, da maior oportunidade e pertinência:


3 comentários:

samuel disse...

Basílio Telles... de Sousa. :-) :-)

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Grande verdade!!!
A luta não pode parar!!!

Um beijo.

Olinda disse...

Que verdade!...
Abraço