sexta-feira, agosto 03, 2012

Acusações cruzadas - outra informação

Irão responsabiliza "países que interferem"
por fracasso de plano de Kofi Annan

Teerão, 03 ago (Lusa) -
O Irão acusou hoje "os países que interferem" de fazer com que a missão de Kofi Annan na Síria fracassasse.
"Parece que os países que interferem não estavam satisfeitos com os esforços feitos por Annan para cessar o transporte de armas para a Síria e (pôr fim) aos atos terroristas", afirmou o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ramin Mehmanparast, durante uma visita à China, segundo a agência oficial IRNA.
"Não só não fizeram qualquer esforço para adotar o plano de seis pontos de Annan, (...) estes países esforçaram-se para o falhanço da missão", adiantou.
Mehmanparast não nomeou qualquer país, mas Teerão acusou no passado a Arábia Saudita, o Qatar e a Turquia de armarem os rebeldes sírios em conluio com os Estados Unidos e Israel.
No seguimento da resignação de Kofi Annan na quinta-feira ao cargo de enviado internacional para a Síria, "os países independentes na região vão ter um maior papel crucial" na resolução da crise, referiu ainda o porta-voz.
O Irão é o aliado chave da Síria na região e que tem dado apoio humanitário, económico e político a Damasco.
Aqueles países, segundo declarações de Mehmanparast, "devem preparar o terreno para o diálogo entre o Governo (sírio) e os rebeldes".

MC.
Lusa

...e que dirá Kofi Annan?!

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

E o que se seguirá? O diálogo ou a guerra?

Um beijo.