terça-feira, maio 27, 2014

Como virá a ser o PE?

Actualmente é/era (antes de 25 de Maio) assim:















Antes de 25 de Maio, após estudo de várias projecções no site U.E., elaborámos dois gráficos. Num primeiro, representava-se a composição actual em colunas, da "esquerda" para a "direita", e, num segundo, estimavam-se as dimensões percentuais das mudanças nos grupos ora existentes, ficando por "colocar" 67  dos 751 futuros eleitos.
Neste segundo gráfico encontra-se uma clara quebra percentual dos grupos "ao centro" - desde a quase imperceptível quebra dos "socialistas", crescendo (para baixo) nos "verdes" (onde estava o deputado Rui Tavares), até às muito significativas quebras nos "liberais", PPE (onde têm estado os deputados eleitos pelo PSD e CDS) e "conservadores". 
Apenas subiam, e relevantemente (quase 30%), o grupo dos deputados "à esquerda" GUE/NGL (onde têm estado os dois deputados eleitos pela CDU e dois dos três eleitos pelo BE), e os grupos dos deputados "à direita", sobretudo os da extrema-direita (Não Inscritos).
Não será este o exacto desenho em Julho de 2014, como já se previa nas projecções, com um esperado reforço do grupo dos fascistas pela inscrição de parte dos 62 deputados por "colocar", e a formação de um grupo que tomaria essa ou outra designação que a escondesse. Mas, de qualquer modo, deverá confirmar-se - e claramente! - a queda nos grupos dos deputados "ao centro" e a subida nos grupos dos deputados "descentrados".
Mostrando, ou reflectindo, o "sentimento" das massas... que votam!

Os deputados portugueses deverão contribuir com o mesmo número para o grupo GUE/NGL - Esquerda Unida Europeia/Esquerda Verde Nórdica (embora com 3 da CDU e 1 do BE, o que não será, de modo algum, despiciente dentro do grupo); o PS contribuirá com mais 1 deputado para os "socialistas") e os eleitos na coligação AP (des)contribuirão com menos 3 para o PPE.   
E onde se irão inscrever os dois deputados eleitos pelo MTP? Presumivelmente nos "verdes", que terão, assim, um "saldo positivo português", por entrarem 2 e sair Rui Tavares, mas nenhum do nosso Partido Ecologista os Verdes. Coisas dos "verdes europeus" que não se sabe muito bem de que cor são ou que de várias cores são... 
       

2 comentários:

GR disse...

Na realidade o que me preocupa bastante é a entrada da extrema-direita que começam a ter bastante visibilidade.
Quanto ao MTP ou seja ao Marinho Pinto (actualmente escrevem Marinho e Pinto, é mais fino), não deverá ir para o lado da social democracia (!).

GD BJ,

GR

Antuã disse...

O Marinho Pinto é um verde rosado.