segunda-feira, junho 02, 2014

Um roteiro em 4 etapas - 3ª (distritos)

O votozinho botado na urna, ainda quase vazia da freguesia da Atouguia, juntou-se aos das outras freguesias do  concelho, que agora são 13 no total por obra e (des)graça "troikulenta", e estes todos juntinhos foram fazer companhia aos dos outros concelhos do distrito, divisão administrativa que só serve para estas coisas (e ainda têm lata de falar em reformas quando não fazem aquelas a que a Constituição os obriga, como, por rsemplo, um ordenamento do território com um nível intermédio - regiões - entre o poder local - freguesias e concelhos e o poder central (e centralizador!).
Na tabela e no gráfico abaixo vê-se que o aumento de votos na CDU votos foi, no total (por enquanto...), de 37.094 (9,8%), estando o botado na Atouguia entre os 6.075 do distrito de Santarém, que aumentaram 776 (4,2%) em relação a 2009. 
As subidas, em 11 distritos e na região autónoma dos Açores, oscilaram entre 156 votos nos Açores e 18.464 no distrito de Lisboa, e as descidas, em 7 distritos e na região autónoma da Madeira, oscilaram entre -119 no distrito de Vila Real e -2.756 na Madeira. Em percentagens, entre +2,5% em Braga e -39,6% na Madeira.
























Cada caso deveria ser estudado, com a preocupação de ver, em cada caso, o reflexo (numérico) do sentimento das massas, isto é, do sentido subjectivo da luta e da correlação de forças.
Isto digo eu...

1 comentário:

Olinda disse...

Seria um estudo interessante.Penso que o sentido de voto ê condicionado por variados factores a ter em conta.

Um beijo