quinta-feira, março 02, 2017

A propósito de futuros (na esteira do post anterior)

Escreve João Ferreira, no seu comentário ao "Livro Branco" O futuro da Europa, que começa logo por divergir e muito bem - no título (O futuro da UE):

«Passam este mês sessenta anos sobre a assinatura do Tratado de Roma, tido como o acto fundador do processo de integração capitalista europeu. A data redonda presta-se, está bom de ver, a onda celebratória a condizer. Mas nem as doses maciças de propaganda com que a CEE/UE foi sendo vendida aos povos da Europa ao longo de décadas, servidas agora em dose reforçada, logram resgatá-la do descrédito em que caiu, da profunda e arrastada crise em que se encontra.(...)»

Por curiosa coincidência (ou não...), tinha passado uma hora desta manhã a ver os primeiros fascículos do programa da RTP2 Europa30, e a insurgir-me contra a "onda celebratória" em que está envolto. E a ilustrar esse insurgimento (e insubmissão) protestando contra a aparentemente objectiva confirmação do apoio popular à adesão dada a votação de 72% dos eleitores para o Parlamento Europeu em 1987, isto é, uma abstenção de 28%. na verdade. Ora o que não foi dito foi que essa votação tinha sido simultânea com a votação para a Assembleia da República, o que, evidentemente, veio empolar a afluência às urnas. Como o comprovaria as eleições de 1989, esta só para o Parlamento Europeu em que a abstenção quase atingiu os 50%.
Um pequeno pormenor (se isto não é redundância...)  

1 comentário:

Olinda disse...

A omissão dos media nunca é um pormenor,tem sempre uma intenção reflectida.Porque será que os media portugueses silenciaram sobre a decisão do Parlamento Holandês de rejeitar o Euro?Bjo