terça-feira, junho 25, 2019

I’m not… nem conservador nem inglês… but


No pressuposto de que somos uma cambada de ignorantes e estúpidos, às vezes excedem-se!

Antes de mais, uma “declaração de interesses”: apesar de todos os descontos que se lhe possa fazer pela imagem que ele dá, e dele me dão, não tenho qualquer sim/empatia por Boris Johnson, pela sua postura e discurso. Ponto final, parágrafo.

Dito isto, acho esta “peça” exemplar, por excessiva, de uma comunicação manipuladora e desvirtuadora da informação que antecede actos eleitorais. No caso (de que o DN é apenas mais um veículo), com a intenção de fundo de conseguir anular, não importa quais os meios, o resultado claro de um referendo, cujo voto foi favorável à saída do Reino Unido da U.E., não da Europa!... pois, fora ou dentro da U.E. somos todos europeus... ou os noruegueses e os suíços e outros não são europeus?, isto para não falar do chamado Eurogrupo que é um grupo mais pequeno dentro de um grupo maior?
Assim, com concertadas encenações, se abrem as portas aos perigosos nacionalismos e nacionalistas, ao fascismo. 

Logo no cabeçalho, o epíteto de "cobarde" colado a um de dois candidatos que passaram por sucessivos crivos, sem se saber quem assim o etiqueta embora colocado entre aspas o que pressupunha autoria identificável. Depois, ainda no lide, outra etiqueta, a de “brexiteer”, e que “surgiu” (!) como favorito à sucessão de May.
No começo do artigo, a explicação da “cobardia” porque, estando “debaixo de fogo”, se recusou a comentar o que teria sido divulgado por um jornal (The Guardian): uma discussão entre ele e a namorada que, pelas suas proporções, teria levado vizinhos a chamar a polícia que, vinda ao local, “falou com os ocupantes do apartamento que disseram que estava tudo bem”. Mais tarde, numa entrevista na televisão, o chamado “brexiteer” recusou comentar o caso, se acaso caso o foi, dizendo (isto ouvi eu!) que estava ali para responder a outras questões.
A seguir ao comentar sibilino “como se isto não chegasse” (!), o segundo parágrafo do artigo é dedicado às “eventuais ligações a Steve Bannon”, a partir do mesmo jornal, segundo o qual este director de campanha e estratega de Trump “terá dado conselhos a Boris Johnson”. O que Boris Johnson nega ter acontecido, ao que foi contraposta a “revelação” de um vídeo em que Bannon diz tê-lo aconselhado e ter trocado mensagens tendo nas mãos (como prova?) um jornal em que Boris voltara a escrever como colunista depois de sair do governo britânico.
Depois, entra na “peça” “o segundo maior financiador” do partido (magnata dos táxis) a exigir que Boris Johnson se explique, que esclareça “o que de facto se passou entre ele e a namorada”!
Desta situação resultaria… a queda nas sondagens, ilustrada por uma misturada entre dados relativos a primeiro-ministro, em que entram todos os eleitores como universo e os dados relativos à votação para a liderança dos conservadores, em que só estes contam e é a que está em causa, onde Boris Johnson mantêm vantagem relativamente confortável.
Para terminar como começa, o artigo recorda o calendário eleitoral e enfatiza a possível ausência do Boris no próximo debate noutra estação de televisão.    


Boris Johnson recusa debate com Jeremy Hunt:
"Está a ser um cobarde"

Sky News anuncia que debate entre os dois finalistas na corrida à liderança conservadora foi cancelado. Financiador dos Tories exige explicações de Boris Johnson, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e brexiteer radical que surgiu, até agora, como favorito à sucessão de Theresa May


24 Junho 2019 — 13:25

Boris Johnson, de 55 anos, está debaixo de fogo depois de o The Guardian ter divulgado o conteúdo de uma discussão entre ele e a namorada, Carrie Symonds, no apartamento desta, em Londres. Depois de a polícia ter sido chamada ao apartamento nas primeiras horas da madrugada de sexta-feira, quando os vizinhos se queixaram de gritos e objetos a partir, Boris Johnson recusou comentar o caso. A polícia falou com os ocupantes do apartamento que disseram que estava tudo bem.
Como se isso não fosse suficiente, Boris depara-se agora com revelações sobre as suas eventuais ligações a Steve Bannon. mais uma vez feitas pelo mesmo media. O antigo diretor de campanha e estratega do presidente norte-americano, Donald Trump, terá dado conselhos a Boris Johnson em relação ao discurso que ele fez no Parlamento pouco tempo depois de se ter demitido em julho de 2018 da chefia da diplomacia britânica, em desacordo com a forma como a primeira-ministra, Theresa May, estava a negociar o Brexit. No passado, Boris Johnson negou que isso tenha acontecido.
O jornal britânico The Observer (a edição de domingo do The Guardian) revelou um vídeo filmado a 16 de junho de 2018, em Londres, para um documentário sobre Bannon intitulado The Brink. No vídeo este fala dos conselhos que deu a Boris Johnson para o discurso que ele daria naquela tarde. "Tenho estado a falar com ele durante todo fim de semana sobre este discurso", diz Bannon à realizadora Alison Klayman, que lhe pergunta se eles têm falado ao telefone: "Andamos para trás e para a frente através de mensagens, é mais fácil", responde. Nas mãos tem o The Daily Telegraph, o jornal para o qual Boris tinha voltado naquele dia a escrever como colunista após deixar o governo britânico.
Esta segunda-feira o The Guardian anunciou que John Griffin, o segundo maior financiador dos Tories, exigiu que Boris Johnson se explique. O magnata dos táxis, que doou 4 milhões de libras para os conservadores nos últimos anos, considera que o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros britânico deve esclarecer o que de facto se passou entre ele e a namorada naquele apartamento londrino.
"Merecemos uma explicação acerca dessa discussão e ele deve lidar com isto de forma apropriada. Não pode assumir que vamos continuar a apoiá-lo sem sequer dar nenhuma explicação. É provável que vá ser primeiro-ministro e a maioria dos membros querem apoiá-lo. Mas se uma pessoa não fez nada de errado, deve dizê-lo", declarou Griffin, citado por aquele jornal britânico.
Boris Johnson começou, entretanto, a cair nas sondagens. Um estudo de opinião divulgado neste domingo pelo Mail on Sunday revela o impacto das notícias sobre a chamada da polícia à casa que Boris Johnson partilha com a namorada, Carrie Symonds, em Londres. Na quinta-feira, antes de o The Guardian revelar o caso, ele era apontado por 36% dos eleitores como o melhor primeiro-ministro face a 28% do adversário na corrida, Jeremy Hunt. Entre os eleitores conservadores (são os militantes do partido que vão fazer a escolha), Johnson surgia com 55% das intenções de voto face a 28% de Hunt.
Contudo, na sondagem posterior, feita no sábado, entre todos os eleitores, o atual chefe da diplomacia ultrapassa o antecessor: Johnson é considerado o melhor primeiro-ministro por 29% dos inquiridos, com Hunt a chegar aos 32%. Entre os eleitores conservadores, Johnson também dá um tombo, mas continua à frente de Hunt, com 45% face a 34%.
Apesar de este frente-a-frente na Sky News não se realizar, marcado está já, para julho, um outro debate entre Boris Johnson e Jeremy Hunt na ITV News, numa altura em que os boletins de voto já terão sido enviados pelo correio para os militantes do Partido Conservador. Falta ver se a esse o Boris comparece ou não. O sucessor de Theresa May no N.º 10 de Downing Street deverá ser conhecido a 22 de julho e a sucessão acontecer a 23 de julho. À sua espera, o novo chefe do governo britânico terá o explosivo dossiê do Brexit, o qual terá que acontecer até 31 de outubro.

3 comentários:

Olinda disse...

Tudo isto existe,tudo isto é triste,tudo isto é falta de democracia real.Bjo.

Justine disse...

But...you have brains, right?

Sérgio Ribeiro disse...

I hope so!