sexta-feira, março 13, 2020

De um lado, informa-se; do outro, esconde-se, oculta-se!


CHINA ADMITE QUE COVID-19 

CHEGOU DOS ESTADOS UNIDOS

2020-03-12
Martha Ladesic, Washington; Exclusivo O Lado Oculto


Zhao Lijian, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, admitiu na sua conta Twitter que pode ter sido “o Exército dos Estados Unidos a trazer o surto epidémico de COVID-19” para a cidade de Wuhan.
É a primeira vez que um responsável oficial chinês aborda uma possibilidade que há alguns dias circula em sectores da comunicação social.
“Quando começou o paciente zero nos Estados Unidos?, pergunta Zhao Lijian. "Quantas pessoas estão infectadas? Quais são os nomes dos hospitais? Pode ter sido o Exército dos Estados Unidos que trouxe o surto para Wuhan. Sejam transparentes. Tornem os vossos dados públicos. Devem-nos explicações”.
A intervenção do representante chinês foi publicada pouco depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter qualificado o COVID-19 como “um vírus estrangeiro”.
A posição do porta-voz do Ministério dos Estrangeiros de Pequim tem como base duas circunstâncias: o facto de o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) ter admitido agora que muitos doentes falecidos no país supostamente vítimas de gripe comum morreram afinal de coronavírus; e a presença de 172 membros do Exército dos Estados Unidos nos Jogos Mundiais Militares realizados em Wuhan entre 18 e 29 de Outubro de 2019.
Wuhan é a cidade central da China onde terá surgido o surto, eventualmente em 31 de Dezembro de 2019.
Na quarta-feira, dia 11 de Março, o director do CDC, Robert Redfield, testemunhou perante a Comissão de Supervisão da Câmara dos Representantes que nos Estados Unidos houve inicialmente casos fatais de coronavírus em que os óbitos foram atribuídos à gripe comum. Diagnósticos póstumos vieram depois a confirmar tratar-se de COVID-19, pelo que a epidemia pode ter-se iniciado antes de ser declarada em Wuhan.
A alusão de Zhao Lijian ao “transporte” pelo Exército dos Estados Unidos deve-se à participação de militares norte-americanos nos Jogos de Wuhan algumas semanas antes de o coronavírus ter sido detectado nesta cidade.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde e departamentos nacionais de vários países a China tem partilhado os seus dados sobre a doença à escala internacional, de modo a ser combatida da forma mais eficaz possível. A declaração do porta-voz chinês é um desafio aos Estados Unidos para procederem da mesma maneira, sobretudo depois de um alto responsável do sector da saúde do país ter admitido que o coronavírus só foi detectado depois de ter provocado um número indeterminado de casos fatais.

1 comentário:

Olinda disse...

Um repto que,sabemos,nunca irá ser aceite por quem se convenceu que "são os melhores do mundo" e,por conseguinte superiores,sendo um modelo para os demais países do mundo.Esta ideia,fá-los agir à margem de Direitos Internacionais e serve para tudo.Bjo.