domingo, novembro 14, 2021

Informe-SE - a Bielorrússia?, o que´?, onde fica? - 7

De tanto ouver Bielorrússia nos noticiários dos vários canais da televisão, em que até se incluiu o apelo à intervenção da NATO, como benfeitora instituição para preservar ou instaurar direitos humanos, despertou-se-nos a curiosidade, mãe de tanta coisa…, de saber outras coisas sobre a tal de Bielorrússia. Fiz como o Rómulo de Carvalho com a lágrima de preta, fui ao que os curiosos de hoje têm à disposição (bem mais que os antepassados).

 A Bielorrússia (Belarus) é um país sem saída para o mar localizado na Europa Oriental, que faz fronteira com a Rússia a nordeste, com a Ucrânia, ao sul, com a Polónia a oeste, e com a Lituânia e Letónia a noroeste. A sua capital é Minsk.

Cerca de 40% da sua área total de 207 Km2 é coberta por florestas. Tem uma população à volta de 10 milhões de habitantes.

Como consequência da Revolução Russa, a Bielorrússia  tornou-se uma das repúblicas constituintes da União Soviética desde sua formação, e passou a chamar-se República Socialista Soviética Bielorrussa (RSSB)

O país foi devastado durante a Segunda Guerra Mundial, durante a qual perdeu cerca de um terço de sua população e mais da metade de seus recursos económicos; a república foi reestruturada nos anos do pós-guerra e foi um dos membros fundadores da Organização das Nações Unidas.

Logo após o fim da União Soviética, em 27 de Julho de 1990 o parlamento da república declarou a soberania da Bielorrússia, e em 25 de Agosto de 1991 foi declarada a independência do país.

 De acordo com informações credíveis, a Bielorrússia tem um sistema de saúde eficiente, tem uma taxa de mortalidade infantil muito baixa (de 2,9, na Rússia de 6,6, no Reino Unido de 3,7); a taxa de médicos por 10 000 habitantes é de 40,7 (26,7 na Roménia, 32 na Finlândia, 41,9 na Suécia) e a taxa de alfabetização é estimada em 99%. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o coeficiente de Gini (indicador de desigualdade) é um dos mais baixos da Europa (25,3 em 2019, 30,2 na Polónia e 33,5 em Portugal em 2018, segundo o  Banco Mundial, em lista mundial em que a Bielorrussia tem o indicador mais baixo).

 

Com estes dados, e outros, fica a conhecer-se um pouco melhor um país de que tanto se fala, mas em nada ajudam a perceber como é que esse país, rodeado de outros países europeus por todos os lados, tem tantos migrantes a quererem entrar na Europa, perdão na União Europeia, na sua maioria vindos de países e continentes onde “primaveras” puseram péssimo o que era mau ou muito mau.

Parece evidente que há “passadores”, tráficos, negócios e estratégias humanamente insuportáveis que fazem desembarcar em Minsk, aeroporto da Bielorrússia, e/ou por outras vias, seres humanos que deram o que tinham e o que não tinham para chegar à Europa (como se ela fosse a União Europeia), apresentada mirificamente, para serem a arma mais suja, mais desumana, que podem ter as guerras.

3 comentários:

Monteiro disse...

De que acusam a Bielorrússia?

Olinda disse...

Dava tanto "jeito"colocar ali uma basesinha made EUA, apontada à Rússia ,não dava? Bjo

Sérgio Ribeiro disse...

Juntinha à Ukrania!