sexta-feira, novembro 19, 2021

Informe-SE! - um pequenino contributo - 8.1

 Às 5ªas... feira! 

Faz no ano que se aproxima 50 anos. Foi em 1972 que me vi a colaborar no jornal Record, Não era a primeira vez que colaborava num jornal desportivo. Mais de 10 anos antes, no Mundo Desportivo, pela mão de José Esteves, colaborara numa série de artigos sobre a evidente emergência do fenómeno social do desporto - mal se poderia prever a actual futebolite comunicacional -, e tive o juvenil atrevimento de afirmar que os clubes desportivos estariam a deixar de ser associações de praticantes para se virem a tornar cooperativas de espectadores - tão longe estavam de ser empresas traficantes.

O Record nascera entretanto, e uma nova direcção Artur Agostinho-Mário Zambujal resolvera abrir-se a colaboradores de outras áreas, e convidou-me para uma colaboração semanal. Às 5ªs feiras. E foi esse o título genérico da colaboração, Às 5ªs... feira!, sempre com a lembrança na importância das 5ªs feiras como dis do mercado de Vila Nova de Ourém Como as coisas todas se ligam... ~

O certo é que, o menos mal que podia (e o melhor que sabia), em tempo de censura crismada de aviso prévio, também no Récord procurava publicar outra informação (tenho de ir ver o que então publiquei... se era alguma coisa que prestasse).

Agora, todas as 5ªs feiras, sempre com o mercado de Ourém em referência quase subliminar, tenho as minhas 5ªs feiras de outra informação. É o dia em que sai o avante!. E decidi, esta semana, pegar no jornal que todas as 5ªs feiras publica outra informação e experimentar trazê-lo para aqui, mais do que aproveitar, como muitas vezes faço,  opiniões que me ajudam e transcrevê-las. São poucos os que aqui passam? Um que fosse, valia a pena

Ontem - 5ª feira, 18 - era esta a primeira página:


.

1 comentário:

Olinda disse...

É claro,camarada,que divulgar a informação do partido é fundamental.Eu leio o Avante todas as semanas,vou lendo de quinta a segunda ou terça,muito raro estender mais a leitura do meu/nosso jornal,mas já tenho lido em 1ª mão ,pela tua mão.É como dizes,um só que seja ,já cumpriu algum objectivo.Bjo