domingo, março 21, 2010

Uma maneira de fazer (e estar) na política

Naquilo a que se chamou congresso que o PSD realizou era preciso descobrir uma "diversão".
Foi fácil. O "divertido" Pedro Santana Lopes ajudou como é de seu uso (pois se até já nos "divertiu" como primeiro ministro, embora haja toda a conveniência em esquecer que esse "divertimento" se deveu ao agora consensual Durão Barroso...).
"Divertiu" para dentro, e andam todos entretidos na "diversão", e "divertiu" para fora, para o envolvimento em que se pretende envolucrar a política. Para tanto foi-se recuperar o que pudesse dar jeito: à mediática expressão "lei da rolha", a Bordalo Pinheiro , à monarquia e, se preciso fosse, à Idade Média, à pré-história. Tinha era que "pegar".
"Pegou"!
Significativas são as conotação que tornam evidente a luta de classes claro que sou eu que ando obcecadinho!) em todo o seu esplendor... ainda que sempre escondida ou negada (classes? t'arrenego!).
No aproveitamento do incidente/divertimento, já definitivamente apodado de "lei da rolha" (ninguém lhe tira apodo), poderia ter-se ido buscar o tal de Bordalo, o fascismo e lápis azul, sei lá... este recente "divertimento" das audições e inquérito sobre a liberdade de expressão.
Mas não!
O que merece título são as "saudades de Estaline" que terá a Gente do Expresso, são as "novas do centralismo democrático" que um "arrastão" diz trazer-nos, além das múltiplas referências ao comportamento intra-partidário, sempre com ligações ao funcionamento do Partido (assim, com P grande, e não é preciso escrever mais).
Há muito quem esteja a precisar de ir ao psiquiatra! Eu, de mim cá vou cuidando, sem jamais desprezar ajudas de outros de que sinta poder estar a precisar...

3 comentários:

beta disse...

Sérgio, podes divulgar?
E gostavamos muito que também viesses. Para que não se apague a memória!
"Ciclo de cinco Debates, sobre o Alex e o Partido e a importancia dos dois na vida nacional, nas lutas operárias e no Concelho de Loures.
O ciclo de Debates acabará com um comicío, a 4 de Julho, na localidade onde, exactamente há 65 anos, o Alex seria assassinado pela PIDE.
No primeiro debate será apresentada uma Brochura com informaçao e documentos sobre o Alex

Todos os debates serão acompanhados por uma Exposição sobre o Alex.

Dia 27/3: Loures, Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, 16h.
Convidado: Domingos Abrantes
Tema: Contexto Histórico

Dia 24/4: S.Julião do Tojal, Bombeiros do Zambujal, 16h
Convidado: Albano Nunesg
Tema: Organização do Partido

Dia 8/5: Santa Iria de Azoia, Casa da Coltura, 16h
Convidado: José Ernesto Cartaxo
Tema: Lutas Operárias

Dia 29/5: Sacavém, Sport Grupo Sacavenense - Sede
Convidados: Conceição Matos e José Casanova
Tema: Forças Repressivas e Resistência

Dia 19/6: S. Antão do Tojal, Grupo União Lebrense, 16h
Convidado: Gustavo Carneiro
Tema: Imprensa

Dia 4/7: Bucelas, Bemposta, G.M. Recreativo da Bemposta, 15,30h
Comicío com Jerónimo de Sousa, seguido de romagem ao Memorial ao Alex, na Estrada da Bemposta"

Graciete Rietsch disse...

Só não consigo compreender como essas pessoas se atrevem a di vulgar como autênticas as coisas que imaginam não admitindo contestação.
Ando um pouco triste porque sinto que os mais atingidos por estas políticas anti-sociais não conseguem acordar e vislumbrar a sua imensa força.
Mais um beijo camarada.

Antuã disse...

Emtão de quem é que essa gentalha se havia de lembrar?!...