quarta-feira, setembro 06, 2006

Pois...

Comunistas há, para a comunicação social e, através dela, para as gentes comuns, de duas estirpes.
Os bons e os maus.
Os comunistas bons são os que, afirmando-se comunistas (quase todos em trânsito para deixarem de tal se afirmar), estão em tensão, conflito, rotura, com o Partido Comunista, seus estatutos, programa, direcção, colectivamente (democraticamente!) escolhidos, alguns já com todo o caminho feito para terem a qualidade de ex. Ou seja, os comunistas bons são os ex-comunistas que ainda comunistas se dizem.
Os comunistas maus… são os outros. Os comunistas maus são os que continuam a fazer a vida e a luta do Partido que é o seu.

6 comentários:

Carlos Pereira disse...

É sabido que a Comunicação Social é pau para toda a obra. Mas é essa mesma comunicação social que TODOS os partidos utilizam quando querem dar algum recado.

Eu diria que a Comunicação Social é o ódio de estimação de todos. Pois todos a criticam, mas NINGUÉM passa sem ela. Estranho não?

Estimado Sérgio Ribeiro, não culpe a Comunicação Social. Pois se eles tem acesso à informação é porque alguém dentro o PCP lha dá. Esse tipo de ferroada é, na minha opinião, desnecessária.

Anónimo disse...

O problema da comunicação social é não ser minimamente isenta. Os jornalistas (classe trabalhadora dividida, desorganizada e amedrontada)existente em Portugal. Deixam-se levar não por o que vêm mas por o que a sua entidade patronal manda. Se num comício aparece muita gente, não há fotos! Se num Congresso tudo decorre normalmente, eles tentam, furam, inventam, problemas que não existem!
Grande maioria dos jornalistas são "funcionários do sistema" a recibos verdes, com medo de reivindicar, calcando tudo e todos para subirem ou permanecer no trabalho, sem regalias, ordenados de miséria, sem horários de trabalho, gasolina e telefone pagos do seu bolso. Coitados!
O PCP sempre respeitou, apoiou a classe jornalistas, solidarizando-se sempre com as luta e reivindicações do SJ (muito diminuta, digo eu).
Naturalmente que todos os partidos e organizações, sejam elas sociais, politicais, culturais ou desportivas, necessitam de um elo de transmissão de divulgação das sua realizações!
Cada vez estão com mais problemas em descobrirem comunistas “bons” , bem atentos lá aparecerá outra novela passageira e sem surpresas!
Comunistas “maus” mulheres e homens íntegros, coerentes e lutadores foram aos milhares nesta Festa, na grande Festa do Avante, por certo as reportagens foram muito escassas!

gr

Sérgio Ribeiro disse...

Olá, GR, saudações calorosas e camaradas.
Também saudações para o comentador Carlos Pereira. Benvindo.
Esclareço que não culpo (nem lhe tenho qualquer ódio... de estimação ou não) a c.s., e muito menos os seus profissionais, e não aceito que seja sua missão "passar recados".
O meu "desabafo" é uma constatação minha, resultado de muitos anos nisto e a ver como a c.s. é usada na luta de classes.
Aliás, já houve uma altura em que, por erro de avaliação de características minhas digamos (a brincar...) pouco ortodoxas, estive quase a ser tratado como comunista bom. Mas depressa se desenganaram a meu respeito os que usam a c.s, até porque... ortodoxo me confessei e confesso.

Carlos Pereira disse...

Ontem tentei colocar mais um comment com receio que fosse mal interpretado. Mas felizmente vi que não.

Se ser mau é defender os seus ideais e valores, então que sejemos todos maus. Já que aparentemente esta sociedade está a tornar-se demasiado boa. Leia-se: desprovidade de valores.

Um abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Ora aí está, meu caro.
Chega-se a comunista por se adoptar um conjunto de conceitos, princípios, valores... e uma praxis. Passar a ter outros outros conceitos, princípios, valores, é legítimo mas... não se passa a ser "comunista bom" passa-se a outra coisa, chame-se-lhe ex (se isso é ser alguma coisa) ou ao que quiserem mas deixou-se de ser comunista.
Mas atenção, adoptar um conjunto de conceitos, princípios, valores (e uma praxis) não é ficar parado no tempo, esperando que a realidade a ele se ajuste; esse conjunto de conceitos, princípios, valores, tem, a todo o momento, que se avaliar e adequar à realidade que está em permanente mudança.
Bolas... isto era para ser um comentário de duas linhas e embalei. Travo.
Saudações

tms disse...

Apoiado, camarada.