terça-feira, abril 24, 2007

Na véspera do 33º aniversário do 25 de Abril

Para nós, comunistas, o 25 de Abril de cada ano é, sempre, uma Festa de Unidade.
Para os comunistas, para o seu Partido, o 25 de Abril não é uma data partidária. Porque sabemos que ninguém tem o monopólio desse momento histórico da conquista da liberdade e da democracia para o nosso Povo. Pelo nosso Povo.
Terá havido, nalguns episódios destes 33 anos, militantes nossos – ou quem então o era precariamente, em percursos das suas carreiras políticas pessoais – que, em nome do Partido Comunista, tenha tomado posições não coincidentes, ou não coerentes, com o que é a posição dos comunistas sobre o 25 de Abril.
Mas, sendo uma Festa de Unidade, não deixamos que dela nos excluam em quaisquer comemorações que se apresentem, ao Povo, como sendo do 25 de Abril de todos.
O 25 de Abril é o culminar de uma resistência de 48 anos. Ao fascismo e ao colonialismo. Que fizemos como mais ninguém a fez. Porque quando outros deixavam de ser o que eram, nós continuámos a ser o que sempre fomos, na luta que clandestina teve de passar a ser. Duríssima. Durante 48 anos! Resistência em que, sabemos!, nunca estivemos sozinhos!
Por isso, não deixamos que nos excluam dos 25 dos sucessivos Abris. Por isso, não nos oferecemos nem aceitamos convites para participar em comemorações que, dizendo-se do 25 de Abril, não o são porque ou nos excluem ou nos subalternizam. Queremos apagar-nos em unidade mas não consentimos que nos apaguem como meros figurantes em comemorações de figurões e protagonistas contumazes.
Recusarem-se, sistematicamente, em comissões de unidade que integramos, as nossas propostas e quererem impor propostas que não têm o nosso acordo, acusando-nos sempre de ser nossa a responsabilidade da falta de consensualidades, é fazer o mal e a caramunha. Que denunciamos

Pessoalmente, em Ourém, lembro a linda festa que foram as comemorações dos 10 anos do 25 de Abril, nos Bombeiros, em que trabalhámos mais do que ninguém mas que não foi uma festa (só) nossa, e tenho pena que não se tivesse repetido porque se privilegiam comemorações partidárias e “oficiais”, onde talvez nos concedessem participação enquanto tolerados ou convidados, eventualmente de honra, se a tal nos propuséssemos ou estivéssemos disponíveis.
Pessoalmente, sei que não fui um herói do 25 de Abril. Aliás, de nada fui ou serei herói. Mas não deixo que se esqueça que, com comunistas e com não comunistas, fui libertado das masmorras da PIDE, de Caxias, quando o Povo Português foi libertado e se libertou.
Para mim, o 25 de Abril é, e sempre será, uma Festa de encontros e de abertura de caminhos de unidade. Porque só assim a Liberdade e a Democracia serão – ou poderão vir a ser – plenas. Do Povo que somos todos.

9 comentários:

Unknown disse...

Olá Sérgio, li o teu texto de que gostei muito, mas também fiquei triste porque acho que não deves recusar a evidência. És um herói quer queiras ou não e isso já nem sequer está na tua disponibilidade decidir, porque é património nosso, da Humanidade.
A tua luta pela Liberdade, a luta de tantos camaradas como tu, desbravou o caminho das aves que permite hoje sermos todos netos de Abril.
Assumir a vossa heroicidade não é vaidade, é respeito pela História. Como posso eu falar aos meus filhos do que foi a epopeia da luta contra o fascismo e depois dizer-lhes que quem a empreendeu de heróismo nada teve?
Quero por isso, na véspera de mais um aniversário da Revolução que ajudaste a gerar, oferecer-te o poema do Brecht de que me recordo sempre que evoco os vossos nomes.
Obrigado Camarada.

Elogio do Trabalho Clandestino

É bonito
Usar da palavra na luta de classes
Clamar alto e bom som pela luta das massas
Pisar os opressores libertar os oprimidos.
Árdua e útil é a pequena tarefa de cada dia
Que secreta e tenaz tece
A rede do partido sob
Os fuzis apontados dos capitalistas:
Falar mas
Escondendo o orador.
Vencer mas
Escondendo o vencedor.
Morrer mas
Dissimulando a morte.
Pela glória, quem não faria grandes coisas?
Mas quem as faz pelo olvido?
No entanto, o pobre que mal come senta a honra à sua mesa;
Das pequenas cabanas em ruínas
Surge a grandeza irresistível.
E a glória busca em vão
Os autores do grande feito.
Saí da sombra
Por um momento
Rostos anónimos, dissimulados, e aceitai
O nosso agradecimento.


Bertolt Brecht

GR disse...

Um bom texto para compreender e continuar a festejar Abril.
És herói!
Como muitos democratas e tantos camaradas que foram protagonistas da História. Porém, alguns ficaram pelo caminho, outros viraram costas ao combate.
Tu camarada, não! Lutaste, resististe e continuas diariamente no combate. São heróis assim que temos que agradecer e ao seu lado lutar!
Depois de ter lido o comentário do Pedro, com a sensibilidade e justeza que lhe é peculiar, nada mais posso dizer, porque não o sei fazer.
Camarada Sérgio,
Um forte abraço por tanto que nos tens dado.
Para todos que lutaram e nos deram ABRIL, obrigado.

GR

Maria disse...

Acabei de ler um texto que me emocionou muito...
Porque raio é que a "pieguice" toma conta de mim nestes dias?
Talvez por já ser "antiga", e reviver o 25 de Abril am cada palavra que escreveste...

Obrigada, Camarada

Maria disse...

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen

Um abraço num cravo vermelho

Anónimo disse...

Quem o fez era soldado
homem novo, capitão,
mas também tinha a seu lado
muitos homens na prisão.

José Carlos Ary dos Santos, o Poeta da Revolução de Abril

Anónimo disse...

Um abraço.
Bom 25 de Abril.
A luta continua, em Maio a 1 e a 30.

disse...

Comemorar Abril (oficialmente) tem apenas o significado de comemorar uma data simbólica.
Quando os que viveram, sentiram e lutaram por Abril desaparecerem, oficialmente Abril não será comemorado.

GR disse...

Zé,

Compreendo porque o dizes e até podes ter razão.
Porém, permite-me discordar ou então, acreditar.
Abril será Sempre recordado, comemorado e respeitado. Temos uma recordação viva (mesmo que distante) do que foi o fascismo. Mas vivemos a Revolução, vivemos Abril, tivemos o privilégio de termos ao nosso lado os Resistentes que tanto nos deram e ensinaram!
Permite-me discordar ou então acreditar. Os Filhos de Abril receberam um legado e nunca o irão abandonar, nem esquecer. Eles irão Lutar!
Não permitirão, como nós não permitimos que a luta dos Heróicos Resistentes tenha sido em vão!
Oficialmente ABRIL terá que ser comemorado, SEMPRE!

Um beijo, num Cravo Vermelho de Abril!

GR

Anónimo disse...

Porque o 25 de Abril vai ser sempre comemorado! Porque os jovens nunca o hão de esquecer! Sei que sou nova, só 15 anitos,mas a mim o 25 de Abril nunca me há de passar ao lado! Nem esse grande Dia, nem os que heroicamente lutaram por ele. E será sempre comemorado [como o foi ontem!] com muita alegria, e com uma força inabalável para lutar contra aqueles que querem deturpar a história, e "fazer a cabeça" aos jovens.
Um grande abraço Camarada Sérgio!
=D
Rita