sexta-feira, novembro 21, 2008

16 dias depois...

De ocastendo, ontem, este contributo de um estudioso do sistema eleitoral dos EUA que merece ser conhecido e reflectido:

«Eleições EUA: 16 dias depois... finalmente... há fumo branco...

1. Imagine-se que o Presidente da República de Portugal só era sabido 16 dias depois das eleições. Seríamos uma República das Bananas, pelo menos...
2. Falemos agora desta República...
Finalmente, sabe-se a composição do Colégio Eleitoral que elegerá o próximo Presidente dos EUA: 365-173.
Foi reconhecida a vitória a McCain no Estado de Missouri, tendo em conta que os votos que faltava contar são em número inferior à diferença de votos entre os dois principais candidatos. Quanto aos outros candidatos, continua a nada saber-se.
Outro assunto de que se não fala é do processo eleitoral no Estado do Nebraska, que elegeu 4 delegados de McCain e um de Obama. Ainda não sei a razão que leva este Estado a ser diferente de todos os outros. Certamente porque, um dia, assim decidiram. Mas, o que gostaria de saber (e ainda o virei a saber) é a razão porque é assim.
Feitas as contas, Obama terá 365 votos no Colégio Eleitoral e McCain terá 173. Isto é, Obama, que teve 53% dos votos a nível nacional, terá 68% dos votos no Colégio Eleitoral. McCain, que teve 46% dos votos, terá 32% na votação do Colégio Eleitoral. Argumentará muita gente "Isso que interessa... de qualquer forma Obama ganhou..." e é verdade. Pela simples razão que ganhou com margem suficiente para não haver dúvidas.
Mas recordemos 2000. Gore teve mais 500 mil votos do que Bush a nível nacional. E Bush ganhou, porque teve mais votos no Colégio Eleitoral...
3. Fica a questão. Será possível que, um dia, a eleição do Presidente dos EUA seja directa e decidida pelos cidadãos que, de facto, votam?
Será possível haver uma reforma do sistema eleitoral?

Fernando»
________________________________
... e como é que é possível que esta "democracia" passe atestados de democraticidade?!

6 comentários:

Anónimo disse...

Faz-me lembrar aqueles que usam um Comité Central pelas mesmas razões...

Maria disse...

Já ontem tinha lido o castendo.
É que a democracia lá dá trabalho, como cá. Ou seja, pode dizer-se que é uma "democracia trabalhada"...

Sérgio Ribeiro disse...

O anónimo quis dizer uma piada que só demonstra que é um perfeito ignorante e disso faz gala. Aliás, nunca nos arrogámos passar atestados de democraticidade, embora estivéssemos bem melhor credenciados para isso.
A propósito de piadas e do título do que transcrevo, dá-me vontade de rir aquela do "fumo branco". Não devia passar a ser de outra cor?... como as papoilas dos trigais do Zé Gomes Ferreira. que deveriam ser pintadas de outra cor.

Anónimo disse...

Eles só dão lições aos seus lacaios, anónimos ou não.

Anónimo disse...

Como é que é possível? Porque a democracia deles (e que impõe as nossas) viajam em bombardeiros. Tão-só!

Anónimo disse...

E quem os credenciou?