terça-feira, janeiro 06, 2009

Excertos de Caderno Vietname - 2



No delta do Mekong, de novo tivemos por “nossa conta” um barco e seu “capitão”, desta vez com o reforço de mais uma guia local, para acompanhar a Chau que se vai revelando uma boa companheira de viagens… e de madrugadas, com conversas elucidativas sobre o viver quotidiano.

Como um casal jovem, de classe média, com uma filha de 6 anos, vive numa casa familiar com 14 pessoas. Que coisas lhe contam, e que estuda da história recente do seu País. De que todos os dias faz leituras de uma hora para melhor conhecer o seu País e Povo.

Não é comunista, nem a família o é, embora o pai tivesse «estado com os “vietcongs”» enquanto uma outra parte da família teria estado ligada ao exército e regime do Vietname do Sul, fantoche dos EUA.

Mas haveria tanto a dizer sobre este tema... Apenas uns apontamentos – para o caderno:

Já estivemos no Norte, no Centro e no Sul. Este Sul é onde esta guia fala de governo, de governo, de governo, até porque as instituições são encabeçadas por dois homens de Saigão – Presidente da República e Primeiro Ministro. Adivinho, até por confronto, uma clara omissão do Partido, mas em que não descortino hostilidade.

Parece-me latente um certo pragmatismo.

Leio que, entre os 10 principais factos de 2008 (num outro Courrier du Vietnam), está o do “investimento directo estrangeiro” ter triplicado este ano, mas o mais marcante, o primeiro facto, terá sido que, no seu segundo ano, o movimento “estudar e seguir o exemplo moral do Presidente Ho Chi Minh” tenha provocado “mudanças importantes nos conhecimentos e nas actividades da população”.

E anoto uma atenção muito particular para o campesinato e o campo, e para uma campanha, com base em resoluções do 7º Congresso do PC do Vietname, de consolidação da união operários-camponeses-intelectuais.

Mas haveria muito mais a procurar saber, a falar, a debater, sobre este País que tem uma História que não é só a da independência e da resistência ao colonialismo francês e ao imperialismo interpretado pelos EUA, mas também a das milenares relações com a China, as com a União Soviética, e com os vizinhos, com o Cambodja, sobretudo quando dos “khemers vermelhos”.

Aqui, numa visita de menos de duas semanas, vivem-se (podem viver-se, ao nível da sensibilidade) séculos de História do ser humano e décadas de actualidade política internacional.

4 comentários:

Maria disse...

Ficamos a conhecer mais um bocadinho do país de Ho Chi Minh, através das tuas palavras.
Obrigada.

GR disse...

A viagem continua, com histórias admiráveis.
Qual a impressão da Guia e/ou residentes, sobre o nível de vida dos ocidentais?
Fazem muitas perguntas?
Pena que tenha chovido. As fotos, são surpreendentes.

GR

samuel disse...

Para muitos, a única imagem que chega do Vietnam é a veiculada por filmes americanos, na sua quase totalidade mal intencionados, preconceituosos ou, na "melhor" das hipóteses, perfeitamente idiotas.
Estas histórias contadas aasim, frescas e vividas por pessoas normais, são um bálsamo.

Abraço

duarte disse...

fiquei ainda mais curioso, sobre esse país. obrigado pelo relato dessa aventura.
abraço do vale