sexta-feira, janeiro 15, 2010

Amor e/ou Ódio

Amor e/ou Ódio?

Nunca coloquei assim as coisas. Porque seria simplista, desumano. Não dialéctico.
Mas vou jogar… com (est)as palavras. Com (est)as palavras que contra nós usam e querem que usemos.
Seja.

Um comunista – por o ser, e para o ser - tem ódio à exploração de seres humanos por seres humanos; tem ódio às consequências visíveis dessa exploração, tem ódio às injustiças, às desigualdades sociais, à miséria, à fome.
Um comunista não tem ódio ao explorador. Luta contra ele, contra a sua classe. Toma partido. Toma o partido da classe operária e de todos os trabalhadores. Toma o partido da luta em colectivo.
Um comunista tem amor à luta. Porque tem amor aos outros, à humanidade, à vida.

5 comentários:

Maria disse...

E podias continuar a escrever sem parar...

Bom fim-de-semana
(de preferência sem chuva!)

Justine disse...

Excelente escrito, claro e esclarecedor!

GR disse...

Porém “os outros” odeiam os comunistas, os explorados, a Luta, a Liberdade.
Os comunistas conhecem e sentem o verdadeiro significado, de Luta e Solidariedade, também por isso dão tanto valor à vida.

Um Gr bj,

GR

Graciete Rietsch disse...

Os comunistas amam a liberdade, o fim da exploração, a fraternidade, a solidariedade. Por isso lutam mas também por isso "os outros odeiam os comunistas".Esta frase foi copiada do comentário anterior. Peço descupa, mas acho-a tão significativa!!!!!!

Anónimo disse...

Camarada Sérgio, tudo bem?
gostei muito deste post.
Quando diz que os comunistas não tem ódio aos exploradores tem razão pois somos a favor da vida, da raça humana, entendemos que tal explorador tem a conciência de classe, ou da que faz parte, ou da que lhe foi ensinada como certa, é o papel da ideologia da classe dominante.
Desculpe discordar, mas não achei simplista esta forma de ver a luta de classe, ao contrário, poderíamos aprofundar, a partir desta afirmações toda a dialética.
abraços e cá ficamos com um calor que chegou aos 46º
Márcia