domingo, janeiro 17, 2010

Um "facto político" e os factos da política

Na habitual viagem pela blogosfera, em (quase) todas as minhas paragens, de estações e de apeadeiros (e também "apiaderos"...), encontrei referência ao "facto político" da condecoração de Santana Lopes por Cavaco Silva.
Não tinha nenhuma intenção de falar disso mas, apesar de considerar que há quem possa estar a cair na ratoeira de "divertir a malta", isto é, contribuir para as cortinas de fumo lançadas para nos distrair dos reais problemas que temos (e se os temos...), e passar ser mais um "na ratoeira", venho afirmar rapidamente que o dr. Cavaco Silva não vai condecorar o dr. Santana Lopes!
O actual Presidente da República vai colocar a condecoração atribuida a todos os Primeiros Ministros ao único que não a teve, e último antes do actual.
.
Os verdadeiros factos políticos, e estes não servem de distracção mas deveriam servir para muito séria reflexão, é termos tido aquele Primeiro Ministro e termos este Presidente da República, que, aliás, foi o que mais tempo esteve como Primeiro Ministro da República Portuguesa depois de Salazar (se a minha memória me não trai), e que, lá do alto do seu império de Belém, toma ares de quem não tem quaisquer responsabilidades na política que nos conduziu ao estado em que a nação está.
Quanto às condecorações... lembram-me o 10 de Junho no Terreiro do Paço, quando gostaria de recordar Camões e os Lusíadas.

11 comentários:

Fel de cão disse...

Lisboa, 15 Jan (Lusa) -- O Presidente da República, Cavaco Silva, vai condecorar na terça-feira quatro "personalidades que exerceram funções públicas de alto relevo", entre as quais o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.

Em nota divulgada na sua página na Internet, a Presidência da República adianta que Santana Lopes será agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, que distingue "destacados serviços prestados ao País no exercício das funções dos cargos que exprimam a actividade dos órgãos de soberania ou na Administração Pública, em geral, e na magistratura e diplomacia, em particular", de acordo com a justificação oficial.

( Que diabo fez o Santana, em toda a sua vida, que eu não sei de nada?

Sérgio Ribeiro disse...

Inteiramente de acordo.
Só que, de acordo com critérios deles, ser Primeiro Ministro é ter prestado "destacados serviços... blá-blá-blá".
O ter sido médico na periferia e cumprindo o SNS não o será, o ter estado preso na luta contra o fascismo também só para alguns, o ter sido membro da direcção do Parlamento Europeu nem pensar, o ter sido professor com a MLRodrigues como ministra também não...
É um critério de classe, quero eu dizer! Mas é um critério...
Ataque-se o critério e não a sua particular aplicação como manobra de diversão.

Um abraço

Antuã disse...

Com mais ou menos cavacada lá vão entretendo o Zé Pagode.

Fernando Samuel disse...

Camões?: um dia um jornalista perguntou ao então primeiro-ministro Cavaco se ele sabia quantos Cantos tinham os Lusíadas. Cavaco respondeu: «confesso que não me recordo pois como a maioria dos portugueses estudei a obra no ensino secundário»...

Um abraço.

A CHISPA ! disse...

Caro Sérgio
Desta vez tem razão, só espero que critique os seus colegas de direcção, acerca das considerações positivas, que fizeram sobre o último discurso que o dito Cavaco fez á "nação".
Quanto ao "camarada" Alegre, parece-me que no fim o Sérgio terá que engolir mais um SAPO.
Já agora passem pela "achispavermelha.blogspot.com" e leiam o texto sobre o 18 de Janeiro de 1934.
"A CHISPA!"
José Luz

A CHISPA ! disse...

Fel de cão, já se esqueceu da governação Santana Lopes?
Sérgio, não me diga que também queria ser condecorado,pelos seus óptimos serviços prestados à burguesia nacional no parlamento europeu.


"A CHISPA!"
José Luz

Fel de cão disse...

(Chispa). Não me posso esquecer de um facto que não existiu. Santana apenas desgovernou...Mas aceito o desafio. Diga,por favor,que fez Santana durante o tempo em que foi 1ºMinistro.

A CHISPA ! disse...

Fel de cão
O facto de reconhecer que S.L. só desgovernou o país, já é conhecer algo do que ele fez.
Por outro, o papel de qualquer governo capitalista, não é governar o país e neste caso atender aos interesses do conjunto da sociedade, mas sim gerir e defender os interesses da classe dominante,a burguesia,(como faz o actual governo),foi isso que fez S.L..Ou então tem que explicar, o que é que entende por interesses do país,ou não será que a sociedade está divida por classes e como tal, os governantes governam de acordo com as suas opções ideológicas?
Era só isso que lhe queria dizer,não se trata de nenhum desafio.
"A CHISPA!"
José Luz

Sérgio Ribeiro disse...

Meu Caro Fel de cão,
este meu blog recebe visitas regulares desse snhor JL, que agora está a jogar "ping-pong" consigo. Parece ser o desporto que pratica...
Não convidei esse srnhor para este meu cantomas ele gosta de cá vir e provocar-me. Deixá-lo.
Todas as pessoas são bem-vindas, dá-me muita satisfação receber visitas que gostem de conversar, talvez sobretudo das que têm desacordos com o que digo... mas há limites. O limite que sempre impus é que os meus visitantes não sejam incomodados por outros. que vêm as portas abertas e vá de entrar.
Por isso, e excepcionalmente, já usei do direito - que tenho - de fechar as portas deste meu canto a visitantes incómdos para outros visitantes que muito desejo se sintam bem em "minha casa". Se o incomodarem, avise-me, por favor. Cá por mim, vou-o deixando jogar "ping-pong" sózinho. O que não deve ser fácil e cansa depressa...

Um abraço

Fel de cão disse...

Comigo não há problema. Santana disse um dia "Vou andar por ai..." Eu não quero que ande sem companhia. Todos temos o direito de "andar por ai"!

Sérgio Ribeiro disse...

É pá... essa companhia vale mais que uma condecoração outorgada pelo Anibal!

Abraço