sexta-feira, outubro 08, 2010

As eleições no Brasil

Aproxima-se asegunda volta das eleições presidenciais no Brasil. A campanha aquece, ao ritmo que se conhece. Enquanto se aguarda o resultado no País que tanto nos diz (até porque fala a mesma língua e tanto nos une, tão diferentes que somos) e que tem uma importância enorme na situação mundial, conhecem-se resultados de umas eleições que não foram apenas para eleger o/a Presidente. De vermelho - a esquerda bem informada:

«PCdoB é o quarto partido em votação para o Senado

O ano de 2010 foi o de maior investimento do PCdoB em candidaturas ao Senado. E mesmo o partido tendo elegido apenas uma senadora do total de nove nomes que lançou, o cenário é bastante promissor para os comunistas. Levantamento feito pela Secretaria Nacional de Organização do partido, com base nos dados do TSE, mostra que a sigla foi a quarta mais bem votada para o Senado, passando à frente de partidos bem maiores, como o DEM, PP e PTB e ficando atrás apenas de PT, PSDB e PMDB.

O PCdoB acumulou 12.561.716 votos, o que corresponde a 7,37% do total nacional. O PT teve mais de 39,4 milhões (23,12%); o PSDB, 30 milhões (18,13%) e o PMDB, 23,9 milhões (14,08%). Abaixo do partido, o DEM teve 10,2 milhões (6%), o PP, 9,1 milhões (5,38%) e o PTB 7,9 milhões (4,69%). »

12,6 milhões e 7,4% de votos é significativo!

13 comentários:

A CHISPA ! disse...

Quando o PCdoB rompeu e denunciava a traição da camarilha revisionista de Nikita khrushchev e de Leonid Brejnev e os dirigentes revisionistas portugueses encobriam a sua traição, chegando mesmo a apoiar Gorbachov quando era nitida a sua traição, atacavam o PCdoB,como ultra esquerdista, maoista e agentes do imperialismo, hoje que eles trairam também e se viraram para o revisionismo e participam num governo capitalista e lacaio da politica norte americana, já o tratam como comunista. Que descaramento Sérgio.

Nota:Não respondeu à resposta que a "A Chispa!" lhe deu sobre a "ruptura" com as politicas de direita,mas enquadrada no respeito da "Constituição".

A Chispa!

Sérgio Ribeiro disse...

Ah!... "a chispa!" respondeu-me?, e eu não respondi à resposta que "a chispa!" me deu? Ora vejam o descaramento que eu tenho que até não respondo a "a chispa!".
Mas isto tem resposta, esta "a chispa!"?
Aliás, eles - os de "a chispa!" - não precisam de resposta, eles sabem tudo.
Que paciência que é preciso ter...

Anónimo disse...

Era bom que os intervenientes deste Blog tivessem conhecimento de uma carta que Lenine dirigiu de Carcóvia em 1912 a M. Gorki que se encontrava em Capri sobre as eleições russas nesse ano e o desempenho extraordinário dos Bolcheviques nessas eleições. Mas quem não sabe é como quem não vê...

Anónimo disse...

S. Mateus na sua célebre carta aos coríntios escreveu categoricamente: "Deixai-os que são cegos e cegos são, e quando um cego guia outro cego, ambos vêm a caír no barranco".

Sérgio Ribeiro disse...

A carta de "Carcóvia" (?!) de Lenine a Gorki? Venha ela... não a guardem para vocês!

A Constituição da RP de 1975? Ou será a de 1976, ou vocês já tinham uma feita antes da Assembleia Constituinte ser eleita (que foi!, lembram-se?)?

"Apoio a Gorbatchov quando era nítida a sua traição"? Quem? Onde? Em que circunstâncias?
Vocês, não! Vocês viram logo tudo desde o princípio! Vocês são claros e videntes!

Governo de Lula, lacaio da política norte-americana? É essa a posição do povo brasileiro orfão dos vossos ensinamentos?

Saberão vocês, "chispalhada", que para se pretender ser revolucionário é absolutamente indispensável uma dose mínima (o que é pouco!...) de humildade?


e ... muita paciência!
Mas, de qualquer modo, não vos vou dar mais troco, nesta revoada.

Anónimo disse...

Adenda: onde se lê Carcóvia, deve ler-se Cracóvia onde residia exilado Lenine nesse ano, ou seja em 1912. Peço desculpa pelo lapso, que me parece compreensível e natural.
Afinal, quem é neste caso o arrogante e onde está a humildade tão apregoada?
Sobre S. Mateus, nada. Por isso Gorbachov foi o barranco inesperado...

samuel disse...

Uma dose tão substancial de chispa... só mesmo de coentrada.
Em alternativa, também pode ser consumida como terapia pelo riso...

Anónimo disse...

Terapia pelo riso, pela lágrima e pela má educação daqueles que recorrem ao insulto fácil e pouco imaginativo.

Graciete Rietsch disse...

SE as chispas pensassem mais no que se passa neste país e na luta tremenda que se tem desenvolvido, talvez tivessem mais tempo para colaborar com quem está, de facto, na frente da batalha. Talvez assim se chegasse mais depressa àquilo que eles dizem que querem.
Um beijo, camarada Sérgio. Muita paciência tens tu!!!!

Sérgio Ribeiro disse...

Exactamente, Graciete. Quanto a ti, Samuel, "eles" são de vidro, sentem-se insultados quando estão a fazer um exercício de forçada boa educação e de hipócrita fraternidade.
E olha p'a mim, aqui tão arrogante, a atirar-me sobranceiramente a eles por causa de uma gralha (bem desculpável, como todas), e a não sei quê de nada de S. Mateus (qual S.Mateus, o do evangelho?).
Deixem lá. O que eles têm é um burguesíssimo complexo de inferioridade (ih! a que insulto me atrevi!), bem temperado não como o aço mas com um visceral ódio ao PCP. E não se tratam...

Para os dois, abraços amigos e gratos pela solidariedade

Mário disse...

Lumpen, dizia Marx daqueles que não observavam classes.
Aproveitar e abusar do conhecimento das carências ou outras quaisquer características daquela à qual se pretende pertencer, como deve ser fácil entender, poder-se-ia denominar da mesma forma, ainda que compartindo ou mais concretamente apropriando-se de simbolos que tácitamente não são mais que uma forma dessa que constitui, como referido mais acima, mais um empecilho, um escolho, um detractor, um vendido que procura realmente diminuir a coesão e adensar a mordaça que o imperialismo pretende atar.

Esquerdistas?? Fachos!!!

samuel disse...

Ó anónimo ofendido.
E como levar levar a sério remoques anónimos sobre um comentário feito a textos produzidos pela "chispa", que entra aqui com o único objectivo de insultar quem está e que depois vai-se lá ver e é sempre assinada por "el comunista", mas que pelo pendor atacante do discurso ultra "revolucionário de fancaria" bem podia assinar "los bravos", ou "el campeador", ou "el cordobes", embora afirmem ser vários e todos ex operários da Lisnave, da Siderurgia Nacional e de mais não sei onde?
Não dá! :-)))
Portanto, concordo que tenha sido mal educado e pouco imaginativo, mas "fácil", isso não! Não é nada fácil ouvir essas discursatas pseudo revolucionárias mantendo uma cara séria. Ao fim de quase quarenta anos... e pondo o resto da idade em cima, não é fácil! :-)))

Mas por mim, não se prendam. Façam a vossa revolução e se chegarem lá primeiro, esperem pela malta...numa esplanada... ou mesmo dentro do carro...

Saludos.
El mal educado.

Anónimo disse...

Acho que desta vez o comentário foi recheado de bom humor.Agora houve de facto suficiente e "produtiva" imaginação.
Digo, sinceramente, que ri com satisfação.