segunda-feira, outubro 11, 2010

A catástrofe que nos ameaça...

Ao ouver na íntegra o tal Eixo do Mal a que já aqui me referi , lá ouvi de novo (sou mesmo masoquista...) o deputado João Galamba dizer, catastrófico, que este orçamento é um desastre, uma catástrofe, que é contrário ao património ideológico do PS, que é terrível, tudo isto economicamente (o sr. deputado é economista) mas que não há alternativa, que é uma necessidade financeira (o sr. deputado não é financeiro), que não há alternativas (estou a repetir-me? não sou eu, foi ele).
Em desespero de causa, lá disse outra vez que o pior (a tragédia?) é isto tudo dar razão aos marxistas, no que foi acompanhado pelos parceiros de mesa, preocupados com os extremismos, com o de direita nos governos e os de esquerda na rua.
Então e não é que, às tantas, o citado deputado se sai com esta: "... como disse Lenine: e agora... que fazer?".

Se tivesse acesso à tertúlia, era capaz de os aconselhar a ler outra obra do mesmo autor de Que fazer?, que, na tradução de edições avante!,
tem o título A catástrofe que nos ameaça e como combatê-la, escrito em Setembro de 1917, em tempos de "mudança democrática" que não encontrava "saída", mas a ruptura (a saída revolucionária) só em Novembro foi conseguida, dando início a um período histórico que seria indispensável estudar com seriedade.

Aliás, em próximo "post" vou transcrever uns trechos desse escrito de Lenine.

3 comentários:

Maria disse...

Não me digas que também estás a 'ouver' os prós e os prós......

Anónimo disse...

Lenine!? ahahahah

Graciete Rietsch disse...

Ainda bem que sou seguidora deste blog. Tem humor e ciência.

Um beijo.