domingo, outubro 10, 2010

O que é isso do orçamento? - 1

Muito se ouve falar de orçamento. E todos ouvimos falar dessa "coisa" como se fosse algo lá daqueles senhores que dela falam, e que tem de ser aprovada porque senão será uma desgraça.

Um desses senhores, o primeiro, para tal eleito (indirecta e insuficientemente), diz que se não for aprovado aquele orçamento que (ainda não) apresentou, se vai embora porque não governa com orçamentos dos outros; um segundo, que quer ser primeiro, diz que até daria os seus votos (quem lhos deu a ele, e aos "seus" deputados?) mas impõe a condição de o orçamento não vir aumentar os impostos mais do que já aumentados... mesmo que, ainda sem orçamento aprovado, já aumentados; um terceiro, eleito que seria mais importante que os outros dois, farta-se de dizer que os outros (ambos os dois...) têm de ser responsáveis, e até fala de cátedra dando o exemplo dos muitos anos (uma década) em que ele também foi (ir)responsável.

E há um coro de senhores que, não sendo eleitos, mandam nos eleitos, e estão muito preocupados com os mercados e com os conselhos, pareceres e notações que umas agências (de rating) lhes fornecem a seu pedido mas que eles pagam para que sejam aqueles e não outros os pareceres e as notações.

Tudo aparentemente muito preocupado porque os juros sobem e mercados estão à espera de sinais de que os portugueses vão corrigir os seus dislates, aquilo que nos tornou entre as ovelhas mais negras (e ranhosas) de um rebanho em que, olhando com atenção, não se vê nenhumas de outra cor.

Mas o que é isso do orçamento?

Por estas bandas, há muitas décadas que com orçamentos me (pre)ocupo, primeiro para passar nos exames, depois para que as receitas que entravam lá em casa chegassem para as despesas domésticas, também para saber e informar sobre o modo como, no Estado, gastavam o que era nossa contribuição para o bem-estar comum, aliás um enorme mal-estar para a maioria da população, sem crescimento económico, com guerras coloniais às costas e muita emigração, aquilo a que então se chamava Orçamento Geral do Estado.

Foi uma das minhas primeiras publicações, em Fevereiro de 1969. No tempo em que os blogs não comunicavam e a censura apertava.


E hoje continuo. Quando apareceu o PEC, o primeiro, no 1º trimestre deste ano (parece que foi há anos, de tão velho que está...), foi com muita satisfação e militância que andei por vários sítios deste nosso País, onde me chamaram, a dar os meus contributos para o esclarecimento do que era isso e discutir as suas consequências.

Começava (e continuarei a começar, onde tiver oportunidade) por falar no orçamento.

continua

10 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Li, gostei e fico à espera de mais.

Um beijo.

Manuel Rodrigues disse...

Ó caro Sérgio,
Como vês, estou de volta ao teu blog e vim para ficar...
Como viria a talhe de foice se quisesses ver na tua agenda uma data para dares aqui um saltinho a Viseu, para nos explicares algumas coisas sobre a situação económica e social, que estes "doutores encartados em afundamento do país", na suas herméticas linguagens palrantes, nos querem esconder.
Sempre acompanhados, é claro, por um Dão de Honra, em homenagem a todos(a) o(a)s que nunca se renderão.
Um grande abraço
Manuel Rodrigues

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete - Obrigado, pelo teu estímulo de sempre.
Manuel Rodrigues - Dá-me grande satisfação ter-te como interlocutor.
Ir a Viseu é sempre bom. É só combinar-se. Talvez no domingo, 17, o possamos fazer.

Abreijos

Manuel Rodrigues disse...

De acordo. No dia 17, combinaremos.

samuel disse...

Espero a continuação...

Saudades de Viseu, onde vivi já por duas vezes, embora há muito tempo e por espaços que nem chegaram a dois anos de cada vez.
Parece que já se come por lá (não sei onde) muito melhor do que no "Cortiço", dizem-me...

Se for o caso, boa viagem, boa estadia, bom trabalho e tudo.

Abraço.

Manuel Rodrigues disse...

Samuel, estás também convidado para uma digressão gastronómica nestas terras (que alguns dizem, de Viriato).
Em matéria de comida, o Cortiço já passou à história. Há melhor e mais em conta.
Fica o desafio. Podemos acertar uma data e tens guarida em minha casa.
Abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Querem lá ver... Este meu cantinho transformado em agência de viagens!
Agora a sério: teria o maior dos gostos em ser acompanhado pelo Samuel (ou em acompanhar o Samuel!) até porque já fizemos uma experiência em Alpiarça, que extremamente agradável pessoalmente e que - embora não seja o melhor avaliador... - foi muito interessante para quem nos estava a ouvir.

Abraços para os dois, e para quem mais for

samuel disse...

Sérgio e Manuel Rodrigues:

Lá que tinha graça, isso tinha! :-)))

Abraços.

Maria disse...

Em Viseu não há migas? Ando com umas saudades... estou farta de arroz!

Beijo
:)

Manuel Rodrigues disse...

Samuel e Sérgio
Se tinha graça, vamos acertar a data.
Maria,
Se não há migas, inventam-se, que a criatividade do povo é infinita.