quinta-feira, junho 09, 2011

Mais informações para registo e reflexão

Embora ainda não sejam definitivos os resultados das legislativas realizadas no domingo, não obstante a pressa-frenesim que anda por Belém sem qualquer preocupação relativamente à nossa Constituição, o estudo é possível e desejável. O quadro ao lado pode ser ampliado, e servir de resumo e confronto com as eleições de 2005 e 2009, evolução que, nos gráficos abaixo, é alargada a 2002 e 1999.

Num primeiro gráfico, juntou-se a evolução das percentagens das abstenções às dos partidos mais votados - PSPSD - em percentagens dos votantes.
No segundo gráfico, juntaram-se as evoluções percentuais do CDS, PCP-PEV, BE e dos votos Brancos e Nulos. Vale a pena observar e reflectir.  

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Pois dá!!!! Para onde teriam ido os votos do BE o do PS já que abstenção e nulos e brancos sofrem pequena variação?

Um beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete - Olha que B+N não sofreram pequena variação. Embora partindo, naturalmente, de uma base relativamente baixa, têm vindo a subir com grande significado político e, nas eleições deste ano - presidenciais e legislativas - deram grande salto (relativo, claro). Nestas ultrapassaram 220 mil e 4% dos votantes. É um dado... que dá que pensar. Estão em trânsito! Para onde?, de onde? É parte do eleitorado flutuante que resiste a ir para a abstenção, que - essa sim - não subiu significativamente.
Obrigado pelo teu comentário, que me levar a um "post".

Jorge Manuel Gomes disse...

Bom dia Camarada,

Tenho tido necessidade de esclarecer várias pessoas ácerca da inutilidade do voto em branco, que sendo um voto de protesto, apenas diminui a percentagem da abstenção. É que circula por aí que se os votos em branco fossem expressivos os candidatos seriam obrigados a desistir e seriam substituidos por outros. Nada mais errado.
Mais uma vez, a desinformação a fazer o seu "trabalhino sujo".
Lá vamos nós, comunistas, ter que fazer mais uma campanha de esclarecimento sobre os votos em branco, antes que estes tomem maiores proporções.
Se querem protestar então
VOTEM PCP-PEV!

Um grande abraço, desde Vila do Conde,

Jorge

Sérgio Ribeiro disse...

Exactamente, camarada Jorge

Abreijos