terça-feira, setembro 18, 2012

OUTRA INFORMAÇÂO : OS 5 de CUBA

«Cuba e EUA realizam conferência
em solidariedade aos 5 Cubanos


Havana e Washington realizam nesta segunda-feira (17) uma video-conferência para abordar recentes ações em favor dos Cinco Cubanos condenados injustamente nos Estados Unidos.
O fórum reúne advogados, ativistas de grupos de solidariedade e familiares de Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerreiro e Fernando González, que foram detidos em 1998 por seguirem grupos violentos que de Miami atuavam contra Cuba.
Segundo os organizadores, a video-conferência permitirá que setores da opinião pública conheçam detalhes dos instrumentos legais apresentados pela defesa dos Cinco.
Recentemente, o advogado estadunidense Martin Garbus tramitou, em nome de Gerardo -sentenciado a duas correntes perpétuas mais 15 anos - um Affidávit (declaração juramentada), que demonstra a postura anticonstitucional de Washington no processo contra os Cinco.
O documento entregado à Corte na Flórida recolhe informações sobre o pagamento pelo governo estadunidense a jornalistas com o objetivo de predispor ao júri e a comunidade miamense antes e durante o julgamento.
Um exemplo é que os meios de comunicação The Miami Herald e The New Herald publicaram mais de mil materiais hostis em 194 dias, com fecho a 8 de junho de 2001, quando os cubanos foram declarados culpados
A conferência terá, entre seus participantes nos Estados Unidos, o próprio Garbus, também o jurista Raymond Steckel, o ex-fiscal geral Ramsey Clark e a ativista Glória A Riva, coordenadora do Comité Nacional pela Liberdade dos Cinco.
Por sua vez, em Havana estarão presentes Mirta Rodríguez, mãe de Antonio Guerreiro, e a esposa de Gerardo, Adriana Pérez, a quem Washington tem negado de maneira reiterada o visto para visitar o seu conjugue, idêntica situação à sofrida por Olga Salanueva, esposa de René.

Fonte: Prensa Latina

4 comentários:

Antuã disse...

No país da "liberdade" é assim.

trepadeira disse...

O império está a esboroar-se.
Implodiu.Minado pela arrogância imbecil de ditadores medievais.

Um abraço,
mário

GR disse...

Quando terminará esta injustiça?

Toda a minha Solidariedade e muita Força para os 5 Cubanos.

Bjs,

GR

Graciete Rietsch disse...

Com os meios ilegais de desinformação usados pelos E.U., qual será o resultado desta video-conferência?

Um beijo.