domingo, fevereiro 17, 2013

Dia dedicado ao associativismo, ao teatro, à amizade

Depois de um dia como o de o de ontem,de enorme manifestação nacional em 24 cidades do País, em que fui "mais um" de muitos, muitos mil, hoje - para mim - vai ser um dia dedicadao ao teatro, à amizade, ao convívio.

Transcrevo um trecho do que vou começar por dizer, a abrir um esoectáculo:

«O OVO e as GALINHAS,
os QUINTAIS e as VIZINHAS
A direcção da Asssociação Recreativa e Cultural Atouguiense. resolveu reanimar a sua secção de teatro. O que merece elogios e apoio!

Para isso, começou por pedir a ajuda de dois vizinhos e, depois, a 12 outros, formando-se um pequeno grupo entre os com pouco mais de 10 anos e um com quase 80, grupo que durante semanas a fio ensaiou um divertimento que aqui vos traz.

Ora o teatro é como as omeletes, não se faz sem ovos e muito trabalho. Vai aqui ser contado o que resultou desse trabalho. Não é uma peça de teatro. É um divertimento teatral. É um contar que transpõe para uma aldeia nossa uma estória que um grande escritor – Luandino Vieira, com registo de nascimento na Lagoa do Furadouro, outro vizinho portanto – escreveu, sobre factos passados no musseque de Sambizanga que termina assim:

“Minha estória.
Se é bonita ou feia, vocês é que sabem. Eu só juro não falei mentira e estes casos passaram nesta nossa terra de Luanda”.

Eu resumi a estória, dei-lhe uma volta para ser como se se tivesse passado nestes nossos lugares da Atouguia; o Paulito deu-lhe os seus toques e talento de homem de teatro, todos os amigos se esforçaram para que a história possa sair bem contada e divirta. (...)»

3 comentários:

Olinda disse...

Projecto imteressante,gostava de ver,pois,tem a marca de valores que muito aprecio,para alêm da " mao "do camarada e,da estôria de Luandino Vieira.

Um Bjo

Anónimo disse...

Juro que já ouvi este texto em algum lado: plágio! plágio!
Um abraço e parabéns pela omelete
LN

Sérgio Ribeiro disse...

Olinda - Foi mesmo uma tarde boa (quase até ao fim...): associativismo, trabalho colectivo, amizade, convívio.

Beijo

LN - Plágio? Pois claro... e foram vários. Mas citando os quase-autores.
Agora muito a sério: obrigado pela presença e solidariedade amiga.

Abreijos