segunda-feira, março 06, 2017

Dias loucos em termo de semana louca (recortes de diário)

(...)
Vim, da cama, da noite adormecida e da manhã acordada, com um projecto de registo talvez tão louco como os tempos últimos: registar, para exemplo, o trazido no que consegui ler ou tão-só aperceber-me que “há que ler isto!”
&-----&-----&
Leio sempre o avante! e o Expresso (ou apenas por eles passo os cansados olhos), para além de tudo que vou espreitando, vendo, ouvindo e lendo, em passagens de fugida.     
&-----&-----&
Capa do avante!:

PCP responsabiliza PSD/CDS

Dez mil milhões fora de controlo

&-----&-----&
Página 3:
CRÓNICA INTERNACIONAL
Integração capitalista
• Pedro Guerreiro
para juntar ao que já registei aos “post”s colocados ainda na 5ª, em que avulta o comentário do João Ferreira “O futuro da UE” da página 24:

quinta-feira, março 02, 2017

"O futuro da Europa" e "O futuro da UE",
futuros que não coincidem!
e
A propósito de futuros (na esteira do post anterior)
&-----&-----&

Página 4:
ACTUAL
Das supervisões…
• Ângelo Alves 
A teia
• Vasco Cardoso
De que, do primeiro fiz um “post”.
                                                &-----&-----&
Mas ainda há (além do mais que escapou ou escapa):
 
 
e
A TALHE DE FOICE
A desvergonha
• Henrique Custódio
e
TVISTO
ou o elogio da traição
• Correia da Fonseca 
&-----&-----&
Depois, foi o serão televisivo, que deu isto na 6ª feira, antes de começar as "viagens":
sexta-feira, março 03, 2017

A tampa saltou

(...)
Que ainda teve uma adenda
&-----&-----&
(...)
E regresso tardio ao Zambujal (…) e ao Expresso.   
&-----&-----&
(...)
O que mais me interessa (para aqui a seguir ao que está atrás) começa na pág.3, em que o Pedro Santos Guerreiro pede desculpa e diz não estar fora de si… mas parece – “(peço desculpa, não estou fora de mim, estou fora daquilo)”… – e tudo “aquilo” justifica que um homem fique fora de si!...
(...)
Em que a parte final é mesmo de alguém fora de si:



   




















E é saudável, e estimulante!, sentir esta indignação.
&-----&-----&
Mas é, também, algo frustrante; porque é uma indignação com endereço pessoal, individualizado.
&-----&-----&
E que, por isso, não chega ao destino, ao que devia ser o alvo.
&-----&-----&
E apetece dizer: caro Pedro, não há uns homens que nascem puros e outros que nascem impuros… todos (homens e mulheres) nascemos com qualidades e defeitos; há, isso sim, um sistema de relações sociais que contamina, que divide, que envenena, que empola defeitos animais e esmaga qualidades também animais mas já humanas.   
&-----&-----&
Mas vou voltar ao “trabalho de casa”, até porque isto é… conversa de velho com o seu cronista!
&-----&-----&



Logo ao lado, na mesma página 3, temos este trabalho de duas jornalistas – Cristina Figueiredo e Susana Frexes – com informações interessantes, mas em que se valoriza a iniciativa do “eurodeputado do CDS Nuno Melo”, que aproveitou a oportunidade para tentar levar a uma comissão de inquérito do PE sobre os Panamá Papers o actual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (porque não o anterior?) e, havendo mais 2 deputados portugueses nessa comissão (um do PS e outro do PSD) e 4 deputados portugueses no grupo Esquerda Unitária (3 do PCP e 1 do BES), transcreve a opinião de um espanhol deste grupo.
&-----&-----&
E muito mais se poderia retirar deste pequenino balanço do “saltar da tampa” que se quer (que se tem de) acompanhar, no meu caso a partir de leituras de fim-de-semana, mas apenas se referem dois.
&-----&-----&
O primeiro, relembrando o que no começo desta semana me levou a reagir, em “post”, à coluna a que João Vieira Pereira dá o título bloco de notas e que rascunha todos os sábados, no caderno Economia.
&-----&-----&
É que no sábado passado (26-02) o tema escolhido foi o dos offshores, e JVP iniciou a sua perlenga a anatematizar, como loucos ou ignorantes, os que querem discutir o que é legal.
(...)
&-----&-----&
Estava curioso em ver como é que, ao fim de uma semana que se pôs em causa até a legalidade dos “paraísos fiscais”, JVP reagiria.
&-----&-----&
Como se não fosse nada com ele, “fez a agulha”, sempre muito certeiro nos seus alvos, pelo que o deixo em paz (?!) com o que faz Marcelo.
&-----&-----&
O outro – e último – apontamento é sobre a revista do mesmo Expresso de ontem-sábado, que tem um tema de capa e recheio verdadeiramente aliciante e oportuno:


Com tratamento que logo na capa se sugere:

LUCROS PRIVADOS
PREJUÍZOS PÚBLICOS


 



&-----&-----&
Não há dúvida que há tampas a saltar!
&-----&-----&
Mas também não se tenha dúvidas que há esforços para tapar muita coisa e quem faça muita força para tapar o que está a saltar fora dos testos e dos textos.

2 comentários:

João Baranda disse...

Mas será que não há maneira de, por exemplo, conhecer só os 20 maiores devedores à CGD?. Sigilo bancário? Sim ... mas o mesmo não é um valor absoluto, intocável, quando há suspeita de ilicitude, ou não? Quem tem o "rabo" apertado?

João Baranda disse...

E como se altera / inverte o sistema de relações sociais?
Tem de ser uma inversão a nível global ... ou poderá passar por uma alteração só a nível regional?