sexta-feira, maio 01, 2020

Descarrila-mentes e dis-la-tes - 7 - neste dia, num molhinho

Não trazia a intenção de vir observar descarrila-mentes e dis-la-tes, mas eles começaram a entrar-me pelos olhos dentro. Não posso deixar de reagir:

1. "Hoje não é dia de trabalho, mas é o Dia do Trabalho"
FALSO!
Hoje é o DIA DO TRABALHADOR!
Dia de trabalho são, ou podem ser, todos os dias (estou a trabalhar!)

2. "A contestação à Guerra Colonial e ao regime fez Marcello Caetano deixar regressar a repressão, a censura..." 
MAS O QUE É ISTO?!... 
"... deixar regressar..."?! ... mas onde é que a repressão e a censura tinham ido?

3. "No ano em que se assinalam os 50 anos da apresentação na Assembleia Nacional do projeto da Lei de Imprensa, por Sá Carneiro e Pinto Balsemão, um conjunto de 130 registos de conversas é prova disso." 
COM TANTOS CENTENÁRIOS E MEIOS-CENTENÁRIOS PARA ASSINALAR 
E EVIDENTEMENTE EXCESSIVO (E MANIPULADOR) ESTE RELEVO 
E A SALIÊNCIA DESTES DOIS NOMES
A propósito, lembra-se debate na AN em 1959 e o debate em 1968, promovido e editado pela Prelo Editora em Novembro de 1968, com Francisco Pereira de Moura, Mário Neves, Rogério Ferreira e Salgado Zenha, publicado com o título O Estatuuto da Imprensa, em Cadernos de Hoje


Pronto!
Desabafei...
sem sair dos carris
da informação
e da História

4 comentários:

Justine disse...

Estarão a maioria dos jornalistas a sofrer de descarrilamentos-efeitos-colaterais-da-pandemia?? Ou é uma doença crónica???

Olinda disse...

Pode-se chamar dislate a uma intenção determinada para atingir objectivos propostos?Pode ser,mas a deturpação de factos é muito mais do que isso.Bjo

Sérgio Ribeiro disse...

Estou de acordo! Mas não chamo dislate, chamo dis-la-te ou dis-lá-tu!
De qualquer modo, obrigado pela observação. Não tenho a menor intenção de colocar o que é intencional em não intencional ou em minimizar a perversdade da intenção.

GR disse...


Esta fotografia e é sem dúvida muito bonita, diria mesmo em dia de Luta a CGTP conseguiu fazer uma bela performance. Todos os 1º de Maio são muito importantes e significativos. Nós no Norte/Porto já tivemos três que ficarão parta a História, com o seu peso Simbólico.
O 1º em 1974 Glorioso, o 2º em 1982 tragicamente lembrado, com mortes, muitos feridos e prisões e o 3º em 2020 belíssimo, muita disciplina, dignidade, alegria e vontade na Luta. Mas na Alameda/Lisboa foi também Lindo de ver, assim como no resto do país, como podemos ver nas fotos. Viva a Luta dos Trabalhadores.Viva a CGTP