sexta-feira, maio 01, 2020

No dia 1º de MAIO


  • Ângelo Alves





















































































... e o que vêm aí... ai?!!





Do lado certo da História

A realidade em evolução demonstra cada vez mais que o discurso do «estamos todos no mesmo barco» e de que «vamos todo ficar bem» ou é uma quase incompreensível ingenuidade desprovida de sentido do concreto, ou uma manipulação que tenta ocultar o facto de a COVID-19 ter vindo aprofundar ainda mais as desigualdades que marcam o mundo capitalista. Exemplos não faltam, cá dentro e lá fora.
Em Portugal entre 15 de Março e 28 de Abril, foram quase 75 mil os portugueses que solicitaram acesso ao subsídio de desemprego. Um milhão e 133 mil trabalhadores estão em situação de Lay-off. Segundo um estudo da DECO uma em cada 10 famílias viu, pelo menos, um dos elementos perder o trabalho. A diminuição dos rendimentos das famílias, associada à perda de emprego e à falta ou redução do trabalho, afecta quase 60% da população activa.
Ao olharmos para «fora de portas» no continente europeu a situação em países como França, Espanha, Itália e Reino Unido é similar, inclusive com situações mais dramáticas do ponto de vista social, proporcionais ao grau de desregulação das relações laborais e grau de privatização dos serviços públicos.
Se olharmos para os EUA a situação é de autêntica catástrofe social. No País que regista o maior número de mortes e casos confirmados de COVID-19 do Mundo estão esventradas as consequências de um sistema de total desregulação laboral e de um sistema de saúde privado que excluiu à partida milhões de pessoas. E a situação vai piorar ainda mais. Com o número de novos desempregados a chegar no final da semana aos 30 milhões, são já cerca de dez milhões os norte-americanos que perderam o seguro de saúde. Estima-se que possam chegar aos 35 milhões!
Entretanto, por lá, entre Março e Abril os multimilionários norte-americanos aumentaram a sua riqueza em 282 mil milhões. Por cá vemos a EDP a distribuir centenas de milhões de euros em dividendos e a poderosa Bosch a recorrer ao Lay-off. E agora digam lá se este não vai ser um dos mais importantes 1.º de Maio das nossas vidas. Lá estaremos, do lado certo da História.


2 comentários:

Olinda disse...

Uma realidade muito preocupante.Talvez sirva para muitos "despertares".Tenho esperança que sim.certo,certo,é que nada vais ser igual.Bjo

GR disse...

Vamos ter um futuro muito sombrio. Para já a fome é uma realidade, aqui no Norte, o pequeno comércio tem à porta "tire o que precisa e deixe o que pode", tinha visto numa reportagem na TV as mesmas palavras.O desemprego é muito. Alguns empresários pediram o Lay off e no dia seguinte foram para Insolvência, deixando os operários sem recursos ao fundo de desemprego. São milhares, claro que terão de ir aos Centros de emprego tentar resolver a situação, mas vai ser difícil.
Li um trabalho muito interessante do foto jornalista (Público) Adriano Miranda, sobre estes problemas (FB - Adriano Miranda), vale a pena visitar).
O Mundo numa semana mudou, economicamente e socialmente. Ficamos marionetas nas mãos de (nem sei que mãos). Tudo lá dentro, não utilizem máscara, todos com máscara, tudo... e cada um de nós cumpre sem pensar à risca. Não sei como vamos conseguir. Mas agora sim, A LUTA É O CAMINHO!