quinta-feira, dezembro 17, 2020

Entrevistas entre-vistas

 Notas num (quase)diário:

16.12.2020

Como me tinha preparado (!) ouvi, ao longe e sem grande atenção ao que diziam, a entrevista na RTP1 com o André Ventura, para “tirar o retrato” ao tipo de entrevista, para concluir a avaliação da entrevista na véspera com o João Ferreira.

 &-----&-----&~

O Adelino Faria tomou igual postura à da véspera, o que me leva a crer que foi a adoptada para esta série de entrevistas, isto é, não serem entrevistas em que o candidato é confrontado com a sua candidatura, esclarece (ou não) as causas e os objectivos por que se candidata.

&-----&-----&

 O que AF fez, com o João Ferreira e com o (por)Ventura, foi provocar (é o verbo!) uma discussão em alta berraria sobre tudo o que poderia estar a justificar “peixeiradas” na actualidade.

 &-----&-----&

 Pseudo-entrevistas em que entrevistador não pergunta e ouve a resposta antes de passar à pergunta seguinte, mas em que o entrevistador afirma, interrompe, contradiz, julga e condena sem direito a recurso do entrevistado-réu. 

 &-----&-----&

O que pode ser útil a candidatos como o (por)Ventura e a Ana Gomes, mas não o é para quem tem desta candidatura a ideia de uma oportunidade de falar seriamente de qual o papel a representar pelo órgão institucional a que se candidata.

 &-----&-----&

 Não obstante a maior dificuldade para o João Ferreira, a sua firmeza e presença de espírito têm conseguido ultrapassar as rasteiras e armadilhas com muito nível e decorrente vantagem… se tivesse ouvintes atentos e não telespectadores cansados e pouco disponíveis para o que seja “show-off”, isto é, exibicionismo, ou disponíveis para o que seja apenas isso…

Sem comentários: