terça-feira, julho 13, 2021

O que se prepara, o que se tem de ter a força de evitar - as agressões a CUBA e não só

Desde 29 de Junho que não (a)posto nada aqui. E se vão acontecendo coisas que merecem (exigem) reflexão de todos nós!

Não que se tenha qualquer pretensão de ser indispensável, mas tem-se  a consciência da necessidade de TODOS NOS informarmos, para que nos possamos considerar cidadãos plenos. 

E há uma verdadeira luta social, de classe, com expressão cada vez mais decisiva na dita comunicação social, a que agora se juntam as chamadas redes sociais, que são veículos ideológicos de enorme (crescente) influência na consciencialização (ou desconciemcialização) dos cidadãos.

Se em 29 de Junho, aqui se deixou o apontamento anual sobre o verdadeiro (que deveria ser) escândalo da anual da votação na Assembleia Geral das Nações Unidas da moção contra o bloqueio a Cuba, que tem tido sempre a mesma expressão esmagadora de repúdio dessa medida do imperialismo estado-unidense - em 2021, foram 184 a favor do levantamento do bloqueio, 2 (Estados Unidos e Israel) contra  e 3 abstenções (Colombia, Ucrania e E.A.U.) -, ao poder retomar o contacto, é de novo esse bloqueio que suscita repúdio, até porque se descortina a intenção de o agravar com o apoio de uma campanha mediática. 

O bloqueio económico já tantas vezes - desde1992 - denunciado e esmagadoramente repudiado pelas "Nações Unidas", não só se mantém como aparece como apoio de uma escalada a que a comunicação social está a dar cobertura tanto mais criminosa quanto não recua perante mentira e contrafacção noticiosa aproveitando as consequências no povo cubano (e em povos vizinhos) desse cerco tanto mais criminoso quanto a crise sanitária amplia a necessidade de solidariedade. De que, aliás, Cuba dá provas evidentes e exemplares.

A conferência de imprensa de ontem do presidente do México foi uma prova, uma amostra como disse Lopez Obrador:

OuVer a partir do minuto 50:



2 comentários:

Olinda disse...

Cabe-nos denunciar!Estavas a fazer falta !Bjo.

João Baranda disse...

Há obviamente obsessões ideológicas na forma como se veem as notícias de Cuba. A revolução cubana trouxe coisas boas ao povo cubano ... mas é inquestionável que hoje os reacionários estão no poder e os revolucionários na rua. E o bloqueio ... é um erro enorme dos EUA. O fim do bloqueio permitiria demonstrar que a maior parte dos problemas de Cuba não advêm daí.
Nota - trabalho com um anestesista cubano (os cuidados de saúde em Cuba - um dos aspetos positivos do regime) que aproveitando uma saída se fixou em Portugal ... esteve 4 anos à espera que a sua mulher e filhas se pudessem juntar a ele ... curiosamente do meu colega nunca ouvi uma crítica ao governo de Cuba