quarta-feira, março 31, 2010

Aproveitado da pausa para congresso - 4: o desordenamento e o turismo

No 4º tema do Congresso de Ourém, propunha-se haver "congressa" sobre o desordenamento do território e a ilustração e as consequências num concelho como Ourém. É que não se sabe de que... terra esta terra é, a que distrito pertence ou deveria pertencer (se distritos deveriam ainda existir), salta de divisões engendradas de governo para governo na procura de alternativas desconcentradas para preencher o vazio como continua constitucionalmente obrigatório no escalão intermédio das regiões descentralizadas que interesses partidários inviabilizaram ao forçar referendos inquinados.
Os oradores escolhidos abordaram o tema com grande experiência e pertinência.
A defesa do municipalismo e do seu associativismo apareceu reforçada na exposição de quem tem grande vivência na área autárquica e institucional, como um passo num caminho que se aproxima, por essa vivência, de posições que considero inevitáveis para quem está, de vontade e com seriedade, à procura de como ordenar o território.
Os outros dois convidados reflectiram, na sua abordagem do fenómeno do turismo com largo conhecimento e profundidade, a situação e evolução de/em Ourém, concelho onde a existência de Fátima, com tão importante turismo e excursionismo religioso, se confronta com a sua especificidade, e como esta é condicionadora (e potenciadora), e como a questão das divisões administrações representa (ou poderá representar) condições ou constrangimentos, tendo sido muito pertinentemente referida a questão do PROT (no caso o PROT-Lisboa e Vale do Tejo).
Foi uma útil abertura de pistas para debate e reflexão, de impossível resumo em poucas linhas, e prejudicada pelo escasso tempo (como todos tiveram, necessariamente) e a colocação matutina no programa (algum teria de começar no domingo...), ainda mais porque a mudança da hora a fez madrugadora.
Abertura de pistas para debate e reflexão que não serve apenas para este congresso deste concelho!

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Mesmo que limitado a um espaço relativamente pequeno, é muito bom reflectir sobre o ordenamento territorial.

Um beijo.